Escolas estaduais podem receber 100% dos alunos a partir desta quinta
SRE recomenda que estudantes retornem às salas de aula, mas jovens podem optar por permanecer em casa, ainda em modelo hídrido, até o fim do ano letivo
A retomada de 100% das atividades de forma presencial nas escolas da rede estadual de Juiz de Fora, a partir desta quinta-feira (25), não será obrigatória para os alunos este ano. Em conversa com a Tribuna, a superintendente regional de ensino, Dalva Rodrigues de Amorim, afirmou que “apesar de recomendado, o retorno não é obrigatório”. De acordo com ela, os pais ou responsáveis pelos estudantes podem comunicar a decisão às instituições de ensino. Para aqueles que optarem por finalizar o ano letivo de casa, a rede estadual continuará ofertando o Plano de Estudo Tutorado (PET), uma das ferramentas do regime de estudo não presencial, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.
Assim como as escolas particulares da cidade, a rede estadual de ensino optou por orientar a retomada das atividades totalmente presenciais após a medida ser liberada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na semana passada. A decisão, com caráter facultativo, entrou em vigor na quinta-feira (18), de acordo com nota técnica do Comitê de Acompanhamento Interinstitucional da Prefeitura. Ficou definido que as escolas que adotarem o modelo deverão seguir as orientações para manter o distanciamento mínimo de 1m entre as carteiras e 1,5m nas áreas de circulação e refeitórios.
Na última terça-feira, a Superintendência Regional de Ensino informou que a retomada observa o protocolo estadual e o protocolo sanitário de retorno às atividades de ensino presencial no contexto da pandemia da Covid-19 na cidade. Segundo a Superintendência, as escolas estaduais do município, atendendo as orientações sanitárias e as normativas estaduais, estão preparadas para acolher os estudantes da rede. O órgão também ressaltou que as orientações específicas de cada turma serão dadas pelas equipes das escolas.
Procurada pela Tribuna, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) reforçou que, neste momento, qualquer retomada das atividades escolares com 100% de ocupação das salas de aula e demais espaços deverá ser facultativa e observar os protocolos definidos pelo Município. Conforme a Secretaria de Educação, a Prefeitura tem autonomia para definir os próprios critérios para o retorno 100% presencial e, nesse momento, julga prudente manter a retomada de forma facultativa. A pasta municipal informou, ainda, que qualquer situação de desrespeito às normas para evitar a contaminação e disseminação da Covid-19 pode ser denunciada por meio do número 3690-7984, que recebe mensagens 24 horas por dia.
Outras informações sobre o protocolo de retomada das aulas presenciais em Juiz de Fora podem ser acessada por meio deste link: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/se/protocolo_aulas_presenciais.php