Com Marcelle Larcher, sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch
Carreiras e Gerações
As novas gerações estão reformulando a ideia de aposentadoria, buscando um caminho que equilibre qualidade de vida, propósito e segurança financeira.
Se você já se perguntou se o currículo ainda tem peso na hora da contratação, saiba que não está sozinho.
O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos, e a forma como encaramos nossas profissões também. Não é novidade que as novas gerações, como a Geração Z, têm trazido uma perspectiva diferente sobre o papel do trabalho na vida.
Entre as tendências que estão chamando atenção estão o career catfishing e o office ghosting. Esses fenômenos revelam um novo tipo de relação entre os jovens profissionais e o ambiente corporativo, muitas vezes pautada por desconfiança, busca por flexibilidade e questionamentos sobre cultura organizacional.
A gestão do tempo não se trata apenas de fazer mais tarefas, mas de fazer as tarefas certas, da forma mais eficiente possível.
A capacidade de exercer liderança sem um cargo de chefia envolve atitudes, habilidades interpessoais e uma postura proativa. Empresas valorizam cada vez mais profissionais que conseguem inspirar os outros, resolver problemas e contribuir para um ambiente colaborativo.
Ter uma mentalidade empreendedora vai muito além de abrir um negócio. Profissionais com esse perfil encaram o trabalho de maneira autônoma, mesmo dentro de uma empresa.
Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) avançou a passos largos, e está no topo das listas de tendências de mercado, moldando mudanças significativas. Já não nos surpreende o surgimento constante de ferramentas automatizadas que auxiliam ou realizam por completo tarefas que antes dependiam exclusivamente da mão de obra humana.
Segundo o novo relatório, o futuro do trabalho será moldado por transformações profundas em várias frentes, incluindo a tecnologia, as habilidades exigidas e, claro, a maneira como os empregadores e os governos irão reagir a essas mudanças.
A gestão comportamental, um conceito amplamente aplicado nas empresas, pode ser vista como uma ferramenta individual para cada profissional. Quando você compreende seu perfil comportamental, consegue alinhar suas escolhas profissionais às suas habilidades, preferências e valores, potencializando suas chances de sucesso.