Com Marcelle Larcher, sócia e Diretora Executiva do Grupo Larch
Carreiras e Gerações
Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) avançou a passos largos, e está no topo das listas de tendências de mercado, moldando mudanças significativas. Já não nos surpreende o surgimento constante de ferramentas automatizadas que auxiliam ou realizam por completo tarefas que antes dependiam exclusivamente da mão de obra humana.
Segundo o novo relatório, o futuro do trabalho será moldado por transformações profundas em várias frentes, incluindo a tecnologia, as habilidades exigidas e, claro, a maneira como os empregadores e os governos irão reagir a essas mudanças.
A gestão comportamental, um conceito amplamente aplicado nas empresas, pode ser vista como uma ferramenta individual para cada profissional. Quando você compreende seu perfil comportamental, consegue alinhar suas escolhas profissionais às suas habilidades, preferências e valores, potencializando suas chances de sucesso.
A marca pessoal é mais do que um conceito usado em contextos profissionais. Ela é a interseção entre a essência do que somos, a maneira como nos expressamos e o impacto que geramos nas pessoas.
A cada novo ciclo de nascimento, o mundo é redefinido por uma geração que carrega seus próprios desafios e oportunidades.
Uma técnica que vem ganhando destaque é o feedforward, um conceito simples, mas poderoso, que pode transformar a forma como líderes e equipes lidam com a evolução profissional.
A comunicação intercultural emerge como uma habilidade essencial para líderes que buscam otimizar a gestão de suas equipes e promover ambientes de trabalho inclusivos e produtivos.
Se você está pensando em impulsionar sua carreira, este é o momento de entender quais áreas estão em alta e como se posicionar.
O que é tendência hoje pode ser a norma amanhã, e estar preparado para essas transformações é mais do que uma vantagem, é essencial. 2025 promete trazer mudanças que vão além da tecnologia, tocando também o modo como vivemos e nos conectamos no ambiente profissional.
O mercado de trabalho está mudando, e a Geração Z, que está cada vez mais presente nas empresas, tem sido uma grande protagonista dessa transformação.