Concessionária inicia construção de nova base de serviços operacionais na BR-040

Estrutura, que está sendo instalada em Santos Dumont, será a quinta entre Juiz de Fora e Belo Horizonte


Por Bernardo Marchiori

08/04/2025 às 16h06

Concessionária inicia construção de nova base de serviços operacionais na BR-040
(Foto: Divulgação/EPR Via Mineira)

Uma nova Base de Serviços Operacionais está sendo construída entre Juiz de Fora e Belo Horizonte na BR-040. Desta vez, no município de Santos Dumont, na altura do km 745. O objetivo da instalação é oferecer segurança e suporte aos motoristas que trafegam pelo trecho, com atendimento 24 horas, além de infraestrutura com banheiros, fraldários, telefone e sala de espera.

Ao todo, cinco bases operacionais funcionam no trecho: em Nova Lima (km 568,8), Congonhas (km 609,8), Carandaí (km 660,3), Barbacena (km 710) e uma provisória em Santos Dumont (km 748). A nova unidade substituirá a estrutura temporária, com o intuito de oferecer mais conforto e segurança tanto aos usuários da rodovia quanto aos profissionais que atuam no local, de acordo com o diretor-executivo da EPR Via Mineira (empresa responsável pelo trecho), Eric de Almeida.

Segundo o gerente de Engenharia da empresa, Mauricio Cavalli, a construção envolve duas frentes principais: infraestrutura e edificações. “O cronograma teve início com a limpeza do terreno, serviço que foi concluído em março. Em seguida, avançam as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, instalação de barreiras de proteção e iluminação. Simultaneamente, os módulos pré-fabricados da estrutura estão em produção em uma unidade industrial. A partir da conclusão das fundações em concreto armado, será iniciada a montagem das paredes modulares e a instalação da cobertura, seguida pelos acabamentos internos”, finaliza.

A conclusão da estrutura definitiva está prevista para julho. Enquanto isso, a base provisória segue operando para garantir a continuidade dos serviços prestados aos motoristas.

Tópicos: BR-040 / concessionária

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.