Confira restaurantes, expositores e programação cultural do novo Mercado Municipal

No total, são 65 boxes, lojas e restaurantes que unem lazer, gastronomia e arte; programação inclui cinema, música, teatro e mais


Por Elisabetta Mazocoli

09/04/2025 às 13h34- Atualizada 09/04/2025 às 14h27

mercado municipal
Novo Mercado Municipal pretende unir cultura, lazer e gastronomia (Foto: Felipe Couri)

O Mercado Municipal de Juiz de Fora reabre as portas nesta quinta-feira (10), depois de mais de um ano de reformas e um investimento público de R$11 milhões. O espaço conta com novos restaurantes, mais expositores e uma programação cultural semanal, que inclui cinema, música e teatro. As mudanças no mercado inauguram o “Mc Aice”, nome dado ao espaço cultural com galerias e salas de exibição e outro local dedicado apenas ao artesanato, além de terem deixado o espaço acessível. A ideia era tornar o imóvel já experiente no comércio de hortifrutis também um conjunto de empreendimentos para lazer, gastronomia e arte. A inauguração acontece às 18h, com a atração Samba dos Amigos.

No total, são 65 boxes, lojas e restaurantes. Os restaurantes que vão ficar no segundo andar, onde funcionará a praça de alimentação do Mercado, são Cardápio Mineiro, Restaurante Papo de Anjo, Nha Maria, Bigodeira, Awure culinária baiana, Filezinho, Buteco Central, Fathach feat 1808 e Oui uai. Antes, esse espaço era ocupado pela Secretaria de Educação. O local pode ser acessado pelo elevador panorâmico. O funcionamento será de segunda a segunda, das 10h às 22h. 

Já no primeiro andar, onde o comércio já funcionava, os estandes foram expandidos e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, enquanto nos finais de semana e feriados das 8h às 13h. No momento, onde funcionam boxes de carnes selecionadas, peixes frescos e melhores temperos, estão Boi gordo, Peixaria da feira, Grãos do mercado e Picante. Já entre os boxes de laticínios, vinhos, massas e quitandas, foram selecionados para ocupar a APL do queijo minas do Caminho Novo, Linda Nata, Box Minas Gerais e Raízes empório. Também compõe o mercado Rio Minas Embalagens, PlantArte e Ponto da Planta. 

O espaço de artesanato, por sua vez, cabe 25 artesãos. Entre os expositores de produtos únicos e feitos à mão estão: Semear Artesanato, Artesanato Mantiqueira, Coisa feita à mão, Pet Moon, Poly Dreads e artesanato, Aláfia artesanato e criações, Odara Linhas em Harmonia, Aline Porto confeitaria artesanal, Bonsanto Chapéus e Artesanato, Portal dos Anjos, Fecosol, Tenda de Minas, Arte fibra decora, Iza Medeiros, Atelier Kcya Valeria Artes, Sementes de Maria, Indiana da Lu, Fina Fulôr, Tziu Artesanatos e Tramas e Macramês. 

Inauguração do Mc Aice 

O Mercado Cultural Aice (Arte de Inventar Coisas Especiais) é uma das principais novidades do novo mercado. De acordo com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o nome foi escolhido para homenagear o rapper Josimar Aparecido Andrade Silva, o MC Aice, que impactou “não apenas a música, mas a vida de muitos jovens que encontraram na cultura hip hop um refúgio e um caminho”.

Para o funcionamento, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) definiu uma programação cultural do mercado, que muda de acordo com os dias da semana: nas terças-feiras, acontece exibição de cinema; nas quartas-feiras, apresentações de hip hop; nas quintas-feiras, shows de música; nas sextas-feiras, oportunidades para novos talentos; nos sábados, apresentações de teatro e mostras; nos domingos, matinês. A programação será divulgada mensalmente pelo órgão.

Veja programação cultural completa do Mercado Municipal em abril:

Cinema (terças-feiras):
15/4 – 19h “Brasiliana: o musical negro que apresentou o brasil ao mundo” – Joel Zito Araújo
22/4 – 19h “My name is now, Elza Soares” – Elizabete Martins Campos
29/4 – 19h “O debate” – Caio Blat

Hip-hop (quartas-feiras)
16/4 – (a partir das 19h): Apresentação DJ Paulo É, Homenagem ao MC Aice, mulheres na rima.
23/4 – (a partir das 19h): Slam de perifa
30/4 – (a partir das 19h): Batalha do bandeirantes

Música (quintas-feiras)
17/4 – 20h Estevão Teixeira convida Cristovão Bastos
24/4 – 20h Dudu Lima convida Victor Biglione

Novos talentos (sextas-feiras)
18/4 – 15h Oficina o patrimônio pelo pincel / 19h – Open Mic
25/4 – 19h Open Mic

Em cena (sábados)
12/4 – 20h “Infância – Caixa de memórias” (Marcos Marinho)
19/4 – 20h Teatro/dança
26/4 – 11h Maratona fotográfica / 18h – Festival de esquetes

Matinê (domingos)
13/4 – 15h Mágicas e Tonteiras (palhaço rosquinha)
20/4 – 15h Cineminha (sessão surpresa)
27/4 – 15h Trupicada

Tópicos: mercado municipal

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.