Crianças visitam Jardim Botânico após reabertura

Visitação de escola aconteceu no Dia Mundial do Meio Ambiente


Por Vívia Lima

05/06/2019 às 20h04

Olhares curiosos e atentos se deliciavam pelos caminhos por onde andou a onça-pintada. Essa foi a atmosfera da visita de cerca de 40 crianças ao Jardim Botânico, nesta quarta-feira (5), data em que o local foi reaberto depois de ficado fechado por 41 dias, desde que o felino se tornou ‘morador’ do local. Apesar de tristes por não terem a oportunidade de cruzar com o animal, alunos do 2º e do 3º ano do ensino fundamental da Escola Cultura Viva tiveram a experiência de conhecer as belezas do Jardim e aprenderam, na prática, detalhes sobre o meio ambiente que, até então, estava apenas nas páginas dos livros de ciências.

jardim priamo
Por cerca de três horas, 40 crianças da Escola Cultura Viva foram guiadas pelo Jardim Botânico (Foto: Fernando Priamo)

A visita a uma das maiores áreas verdes de Juiz de Fora durou cerca de três horas e aconteceu no dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Aproveitamos a data para reforçar nas crianças a conscientização e a preservação que todos devemos ter com o meio em que vivemos. A vinda deles reforça o aprendizado que trabalhamos nas aulas, e acredito que esse contato com a nossa fauna e flora é essencial para entenderem o porquê de preservar e qual a importância disso. Vendo como é a interação do meio ambiente com o ser humano, eles ficam com essa consciência mais aflorada”, declarou a professora Larissa Botti.

O Jardim Botânico fica na Mata do Krambeck, um dos maiores remanescentes do bioma de Mata Atlântica no país. Este é um dos motivos pelo qual a Mata deve ganhar um parque estadual, cujo projeto de implantação está praticamente concluído, e também é um importante fator para justificar a necessidade de preservação e conservação do local. “Na escola estou aprendendo sobre o meio ambiente que pode ser aquático ou terrestre e aqui eu vi os dois. Vi também uma arara comendo, mas meu medo era encontrar uma cobra”, contou Bernardo Santos, de 7 anos.

LEIA MAIS:

Visitação

Desde essa quarta-feira, o Jardim Botânico estará aberto de terça a sexta e aos domingos, das 8h às 17h, com entrada de visitantes até 16h. Serão permitidos, por vez, até cem visitantes. Não há limite diário e a entrada é gratuita. Os visitantes poderão apreciar cerca de 500 espécies vegetais, entre plantas nativas, populações raras ou em extinção, como o pau-brasil e o ipê roxo. A fauna local é uma atração à parte, pois a área é rota de aves migratórias transitórias. O público, portanto, poderá observar espécies de diferentes regiões do país. São cerca de 89 hectares de área preservada, equivalentes a 119 campos de futebol.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.