Leopoldina proíbe uso de celulares em sala de aula a partir de 2025
Decreto foi assinado pelo prefeito do município nesta segunda
O Município de Leopoldina, distante cerca de 100 quilômetros de Juiz de Fora, proibiu o uso de celulares nas salas de aula de escolas municipais a partir do ano letivo de 2025. O decreto foi assinado pelo prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz nesta segunda-feira (23).
A medida, segundo a Prefeitura da cidade, foi discutida com profissionais do setor educacional e tem como base estudos recentes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que apontam uma queda significativa no desempenho acadêmico de alunos que utilizam celulares regularmente durante as aulas.
Com isso, o objetivo da assinatura, ainda conforme a Administração municipal, é “fortalecer a concentração e o aprendizado dos estudantes, promovendo um ambiente mais produtivo e focado nas atividades pedagógicas”.
O decreto prevê exceções para o uso de aparelhos em casos específicos, como emergências, e orienta os servidores das escolas a esclarecerem todas as dúvidas dos pais e responsáveis pelos estudantes sobre a nova regra.
Foi divulgado, ainda, que a Secretaria Municipal de Educação de Leopoldina realizará campanhas informativas nas escolas para explicar a importância da medida e promover a conscientização de toda a comunidade escolar.
Decreto nacional
Na última quarta-feira (18), O Senado Federal aprovou, em votação simbólica, o Projeto de Lei que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo de telefones celulares, nas salas de aula dos estabelecimentos públicos e privados de ensino infantil e médio de todo o país.
O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados na semana anterior. Apoiado pelo Governo federal e por especialistas, o projeto também teve rápida tramitação no Senado e foi direto para votação em plenário. Com a aprovação no Congresso, segue para sanção presidencial e poderá valer já para o ano letivo de 2025.
*Sob a supervisão da editora Carolina Leonel.
Tópicos: celular / sala de aula