Juiz de Fora inaugura Centro de Conciliação Trabalhista

Unidade atenderá processos das Varas do Trabalho de Juiz de Fora e outros 25 municípios


Por Tribuna

03/09/2025 às 16h47

Juiz de Fora recebe, nesta quinta-feira (4), a inauguração do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) do município, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG). A unidade será a quarta instalada no interior de Minas em 2025, após Montes Claros, Coronel Fabriciano e Pouso Alegre. Em Belo Horizonte, funcionam o Cejusc de 1º Grau, no prédio da Rua Paracatu, e o Cejusc de 2º Grau, localizado na Rua Desembargador Drumond.

A cerimônia está marcada para as 17h, no Fórum Trabalhista de Juiz de Fora (Avenida Barão do Rio Branco, 1880, Centro), com a presença de autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo. Estão confirmados o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maurício Godinho Delgado, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, além de outros desembargadores e magistrados do Regional mineiro. A juíza Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, será a coordenadora do novo centro.

Funcionamento do Cejusc-JT

A nova unidade atenderá processos das cinco Varas do Trabalho de Juiz de Fora, abrangendo também 25 municípios sob sua jurisdição. A primeira audiência de conciliação está prevista para o dia 10 de setembro. Durante este mês, haverá uma audiência por semana, e a partir de outubro, elas passarão a ser realizadas diariamente, preferencialmente de forma online. Interessados em conciliar em processos trabalhistas podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (32) 3229-5333.

O Cejusc-JT tem como finalidade promover acordos entre as partes utilizando técnicas de mediação e conciliação, conduzidas por profissionais capacitados do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec). O modelo busca oferecer solução mais rápida, econômica e menos desgastante para os conflitos trabalhistas.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Tópicos: centro / justiça / trt

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.