Estrada é totalmente interditada para obras na Zona da Mata

LMG-874, entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, vai passar por alargamento e construção de passarela


Por Tribuna

03/09/2025 às 16h09

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) interditará totalmente, a partir da próxima segunda-feira (8), a ponte do Zamba, localizada no km 4,4 da LMG-874 – rodovia conhecida como Estrada União Indústria, na divisa entre Juiz de Fora e Matias Barbosa. A estrutura passará por obras de alargamento e construção de uma passarela exclusiva para pedestres.

Segundo o DER-MG, a interrupção completa do tráfego segue até o próximo dia 12. A partir do dia 13, a circulação será liberada parcialmente, em apenas uma pista, com sistema Pare e Siga que deve se estender por cerca de quatro meses. A autarquia não descarta novas interdições totais ao longo da execução, de acordo com a necessidade e evolução dos serviços.

O órgão orienta motoristas a se programarem para possíveis retenções e anteciparem a saída de casa. Foram definidas duas rotas alternativas: uma de 28 quilômetros para carros e ônibus e outra de 49 quilômetros para veículos de carga.

Ponte do Zamba

A ponte recebe diariamente uma média de 3.342 veículos, dos quais 425 são de carga. O tráfego é intenso, principalmente de moradores de Matias Barbosa que se deslocam para Juiz de Fora em busca de trabalho e serviços de saúde.

O projeto de engenharia prevê o alargamento da ponte e a instalação de uma passarela para pedestres, visando melhorar a circulação em um ponto que há anos apresenta restrições. Como a travessia está situada na divisa municipal, há limitações ao transporte público. O Decreto Estadual nº 44.603/07 impede que ônibus de uma cidade ultrapassem o limite da outra, obrigando passageiros a desembarcar, cruzar a ponte a pé e embarcar novamente em outro veículo.

Construída em 1928, a ponte integra o antigo trajeto da Estrada União Indústria e da BR-3. Ao longo do tempo, passou por reformas e manutenções, mas manteve as medidas originais. Com as intervenções, a largura da estrutura de 35,2 metros de extensão será ampliada de 8,5 metros para 10,30 metros.

*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.