Oito são condenados a 180 anos de prisão por tráfico de drogas em Matias Barbosa
Penas variam de quatro a 27 anos de reclusão e deverão ser cumpridas em regime fechado
Oito integrantes de um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas em Matias Barbosa, na Zona da Mata, a cerca de 20 quilômetros de Juiz de Fora, foram condenados pela Justiça a penas que, juntas, chegam a aproximadamente 180 anos de reclusão. A sentença foi divulgada na segunda-feira (1º) e manteve a prisão preventiva de todos os réus, que não poderão recorrer em liberdade.
As condenações são resultado da primeira fase da operação Xangai, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), no fim de 2024, com o objetivo de combater e encerrar a ação de uma célula criminosa no município vizinho a Juiz de Fora. Durante a ação, foram localizados objetos ilícitos como arma de fogo e drogas, além de dinheiro em espécie proveniente do tráfico.
Segundo a denúncia apresentada pelo MPMG, sete acusados foram condenados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, com penas entre 23 e 27 anos de reclusão, além do pagamento de multa. Outro réu recebeu pena de quatro anos de prisão por tráfico de drogas. Todos deverão iniciar o cumprimento das penas em regime fechado, conforme decisão da Vara Única da Comarca de Matias Barbosa.
Xangai, como foi nomeada a operação, é o nome da composição férrea que atendia o transporte coletivo entre as cidades de Juiz de Fora e Matias Barbosa e simboliza, nesta ação do MPMG, a interação entre os traficantes das duas cidades.
*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
Tópicos: matias barbosa / trafico de drogas