Material hospitalar é jogado em lixo comum no Manoel Honório


Por Tribuna

23/03/2016 às 16h22- Atualizada 23/03/2016 às 18h18

Bolsa de soro e cateteres foram encontrados em caixa junto ao lixo comum (Foto da leitora Ana Caroline Lourenço)
Bolsa de soro e cateteres foram encontrados em caixa junto ao lixo comum (Foto da leitora Ana Caroline Lourenço)

Uma caixa com materiais hospitalares foi encontrada junto ao lixo comum depositado na calçada da Rua Eugênio Fontainha, no Bairro Manoel Honório, Zona Leste de Juiz de Fora. O flagrante foi feito pela leitora Ana Caroline Lourenço, que enviou fotos do lixo para o Facebook da Tribuna. Conforme Ana Caroline, dentro de uma caixa de papelão havia bolsas de soro e cateteres. Ela diz que essa não é a primeira vez que materiais desse tipo são jogados no lixo. Ela salienta ainda que a foto foi feita na noite de terça-feira (22), sendo que a coleta no bairro acontece apenas na quarta.

É considerado lixo hospitalar o resíduo originário de hospitais, clínicas (inclusive as veterinárias), maternidades, pronto-socorros, ambulatórios, necrotérios, laboratórios, bancos de sangue, instituto médico legal, farmácias e drogarias, consultórios médicos e odontológicos e estabelecimentos congêneres.

Conforme o artigo 16 do Código de Posturas do Município, a coleta do lixo hospitalar, também denominada coleta de resíduos de serviços de saúde, é de responsabilidade total do gerador. A lei diz que os resíduos devem ser devidamente segregados, acondicionados, identificados, armazenados, coletados, transportados, com tratamento e destinação final adequados e sujeitos às normas estabelecidas pelos órgãos competentes. Instituições particulares podem solicitar a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos de serviços de saúde ao Poder Público, desde que haja o ressarcimento dos custos, de acordo com a legislação específica.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.