Arara maracanã, tucano e outros 36 pássaros são resgatados de cativeiro irregular
Espécie de arara está incluída na lista de animais com potencial de extinção; proprietário dos pássaros foi multado
Uma arara maracanã, ave com potencial de extinção, um tucano e outros 36 pássaros foram resgatados após serem descobertos em cativeiros em Cachoeirinha, na Zona Rural de Santos Dumont. A Polícia Militar do Meio Ambiente chegou ao local por meio de denúncia, durante a segunda fase da Operação Verde Minas. As apreensões dos pássaros ocorreram nesta terça-feira (17).
A denúncia dava conta de que no local ocorria caça e haveria um cativeiro de pássaros silvestres. Ao chegarem à localidade, as equipes encontraram, além da arara, um tucano e dois pássaros coleiros. As equipes também viram que havia gaiolas na residência vizinha. Ao deslocarem-se para outro imóvel, encontraram 28 gaiolas e outras 34 aves presas.
Dois autos de infração foram confeccionados pela polícia, e o proprietário também assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência. Já as aves serão encaminhadas para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) nesta quarta, “devido à dificuldade logística de manutenção de grande quantidade de animais”.