Arara maracanã, tucano e outros 36 pássaros são resgatados de cativeiro irregular

Espécie de arara está incluída na lista de animais com potencial de extinção; proprietário dos pássaros foi multado


Por Pâmela Costa

18/09/2024 às 08h46

pássaros-apreendidos-Santos-Dumont---Divulgação-PM-(3) pássaros-apreendidos-Santos-Dumont---Divulgação-PM pássaros-apreendidos-Santos-Dumont---Divulgação-PM-(2)
<
>
Pássaros serão encaminhados ao Cetas (Fotos: Divulgação/PM)

Uma arara maracanã, ave com potencial de extinção, um tucano e outros 36 pássaros foram resgatados após serem descobertos em cativeiros em Cachoeirinha, na Zona Rural de Santos Dumont. A Polícia Militar do Meio Ambiente chegou ao local por meio de denúncia, durante a segunda fase da Operação Verde Minas. As apreensões dos pássaros ocorreram nesta terça-feira (17). 

A denúncia dava conta de que no local ocorria caça e haveria um cativeiro de pássaros silvestres. Ao chegarem à localidade, as equipes encontraram, além da arara, um tucano e dois pássaros coleiros. As equipes também viram que havia gaiolas na residência vizinha. Ao deslocarem-se para outro imóvel, encontraram 28 gaiolas e outras 34 aves presas. 

Dois autos de infração foram confeccionados pela polícia, e o proprietário também assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência. Já as aves serão encaminhadas para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) nesta quarta, “devido à dificuldade logística de manutenção de grande quantidade de animais”. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.