Incêndio em Ibitipoca queima área verde e assusta moradores
Chamas teriam se iniciado nesta quarta; associação de moradores acredita em ação criminosa
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de mata em Conceição do Ibitipoca, distrito de Lima Duarte. A ocorrência foi registrada na proximidades do local conhecido como Desbarrancado, que fica a um quilômetro do Centro da vila e a quatro quilômetros da portaria do Parque Estadual do Ibitipoca. Informações dão conta de que o fogo iniciou entre 17h e 18h de quarta-feira (16) e, somente nesta quinta (17), foi totalmente debelado.
Uma guarnição do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad), sediado na Zona Norte de Juiz de Fora, foi deslocada para a região. Conforme a corporação, ao chegarem em Ibitipoca, os militares constataram a existência de dois grandes focos, em pontos de difícil acesso, com risco de aproximação nas residências do entorno e na torre de telefonia. Um dos focos foi controlado e o outro, pela dificuldade de acesso durante a madrugada, foi monitorado à distância pelos bombeiros.
Possível incêndio criminoso
Em entrevista à Tribuna, o secretário da associação de moradores, Ronaldo Champak, acredita que o incêndio tenha sido criminoso, uma vez que pessoas teriam sido vistas próximas ao local momentos antes. “Uma pessoa teria colocado fogo num terreno e ele se alastrou. Era um fogo alto, com labaredas de uns cinco metros, aproximadamente. Logo espalhamos fotos em grupos e, rapidamente, chegaram brigadistas e pessoas da comunidade para ajudar a combater essas chamas”.
Na tarde desta quinta (17), outros focos de incêndio foram avistados e a mesma equipe seguiu para o local. “Todos trabalhando para tentar apagar, com baldes, mangueiras. Triste pensar que alguém possa ter colocado fogo aqui. Espero que tenha sido sem querer, pois é muito triste e revoltante pensar que alguém iria colocar vidas em risco.”
A PM foi acionada, e um boletim de ocorrências foi registrado junto à corporação. O caso deverá ser encaminhado para investigação.
Ainda segundo Champak, o fogo voltou a ficar alto na madrugada, por volta das 3h e ameaçou casas. “Acionamos os grupo para chamar voluntários, e o pessoal do parque auxiliou neste trabalho, já que eles têm mais equipamentos”, disse. No entanto, na tarde desta quinta (17), outros focos de incêndio foram avistados e a mesma equipe seguiu para o local. “Todos trabalhando para tentar apagar, com baldes, mangueiras. Triste pensar que alguém possa ter colocado fogo aqui. Espero que tenha sido sem querer, pois é muito triste e revoltante pensar que alguém iria colocar vidas em risco.” A Polícia Militar foi acionada, e um boletim de ocorrências foi registrado junto à corporação. O caso deverá ser encaminhado para investigação.
Solidariedade
A ação rápida e a solidariedade daquela comunidade ajudou a evitar que o fogo destruísse uma área ainda maior. Os vizinhos do local atingido pelas chamas se organizaram e agiram rápido com auxílio de brigadistas.
Setembro de 2019
No mesmo período do ano passado, o fogo consumiu 190 hectares de vegetação na região da Serrinha, também em Conceição do Ibitipoca. Para se ter uma ideia da dimensão, a área queimada equivale a mais de dois parques da Lajinha inteiros, já que a unidade de conservação de Juiz de Fora possui cerca de 88 hectares. O fogo no distrito de Lima Duarte só foi totalmente após mais de 24 horas de trabalho, e chegou a apenas dois quilômetros de distância do Parque Estadual do Ibitipoca.