Plano Municipal de Turismo será lançado nesta sexta-feira em JF
Documento, que foi elaborado de forma coletiva, será entregue ao prefeito Antônio Almas
O prefeito Antônio Almas (PSDB) irá receber, nesta sexta-feira (18), às 15h, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o Plano Municipal de Turismo. A entrega do documento – que foi elaborado de forma coletiva, com a participação da população, do trade turístico, de turismólogos, empresários, alunos e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio de comissão técnica – será realizada durante reunião ordinária do conselho, quando também tomarão posse os integrantes do Comtur para a gestão 2020/2022. A reunião será transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a elaboração do plano é pauta do Comtur desde 2011, e foi marcada por discussões em todas as gestões do conselho. “O Comtur e os parceiros, que foram mobilizados a partir de grande arranjo institucional, garantiram legitimidade e competência técnica para que a gente tivesse, no final de todo esse trabalho, um documento extremamente robusto, moderno e alinhado com as boas práticas de gestão de turismo. Poucos municípios possuem marco regulatório como esse, que considera, inclusive, os aspectos da ‘Agenda 2030’ e os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, destacou Jackson Moreira, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) da PJF.
Fomento e planejamento do setor
Na última semana, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal de Juiz de Fora uma mensagem para aprovação da Lei Municipal de Turismo. O documento foi elaborado pelo Departamento de Incentivo ao Turismo (Ditur), da Sedeta, com a colaboração de membros do Comtur JF.
A proposta estrutura a política municipal de turismo, define as atribuições do município no planejamento, desenvolvimento e fomento ao setor e disciplina a prestação de serviços da área na cidade.
“A Lei Orgânica Municipal prevê a adoção, também por meio de lei, do Plano Municipal de Turismo como instrumento integrado e permanente de desenvolvimento sustentável do setor. Para tanto, caminhamos com dois processos em paralelo: enquanto o plano estava sendo finalizado, avançamos na construção da Lei, esse importante marco regulatório, que vem, de forma macro, organizar, orientar e buscar o fomento do setor na cidade”, explicou a gerente do Ditur, Tatyana Hauck Herdy Hill, presidente do Comtur, por meio da assessoria de comunicação da PJF.