Juiz-forano defende a Seleção Mineira sub-19 de futebol americano
Erick Xavier de Oliveira, 18 anos, running back do JF Imperadores, é o único atleta local a atuar no Torneio Nacional de Seleções pela equipe estadua
Abril de 2016. A partir desta data, a rotina do estudante Erick Xavier de Oliveira mudaria graças a um esporte emergente na cidade e no país. O juiz-forano não imaginava que, após um convite de amigos para realizar um teste para a equipe de base do JF Mamutes começava uma trajetória vitoriosa no futebol americano, com direito a convocação para a Seleção Mineira sub-19, oficializada no dia 30 de dezembro do ano passado. O jovem running back (RB, corredor), hoje no JF Imperadores, é o único representante de Juiz de Fora a defender o estado no Torneio Nacional de Seleções sub-19, em andamento.
“Tudo o que vem acontecendo me faz acreditar que foi uma escolha muito certa lá atrás. Acredito nisso porque quando estou no campo sinto que não preciso de mais nada, esqueço tudo. Espero continuar assim por muito mais tempo”, conta Erick à Tribuna. Feliz com seu crescimento no esporte, o RB recordou o momento em que soube da oportunidade de defender as cores de Minas.
“Estávamos no meio da Liga Nacional, e o presidente do JF Imperadores, o Laércio (Azalim), com o diretor de esportes, o Diego (Alves), falaram comigo que apareceu essa chance. Após esse torneio, a ideia era formar a Seleção Brasileira, inclusive. Houve alguns tranning camps para peneira, mas não pude ir aos primeiros por estar na Liga. Acabei conseguindo ir no último e fui convocado”, lembra.
Especialista em quebrar tackles com forte jogo corrido, o jovem começou no futebol americano graças ao convite de amigos. O interesse de seu grupo de colegas fez com que Erick buscasse mais informações sobre o esporte, e ele assistiu mais vídeos e jogos da NFL. “Passei a gostar cada vez mais. Fui aprovado na equipe de base dos Mamutes e acabei disputando a Lizmat (Liga da Zona da Mata). Logo depois subi para o time principal. Hoje, um desses meus amigos inclusive está comigo no time da cidade, o Guilherme Guerra, que é corner (CB, defensor)”, relata. “Tenho evoluído bastante porque aprendemos muito com os jogadores contratados, como o KC (Frost, quarterback norte-americano), que nos ensinou muita coisa. Foi uma temporada em que eles nos ajudaram muito a crescer”, comemora.
A competição
A Seleção Mineira já acumula vitória na estreia do Torneio Nacional de Seleções. Integrante do grupo B, a equipe de Erick derrotou a Seleção de Brasília fora de casa, por 20 a 6 na primeira rodada, no último dia 21. Além dos dois times, completam a chave o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, que se enfrentaram com vitória carioca por 49 a 0. Ainda competem no grupo A o Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O próximo duelo mineiro é contra a Seleção Carioca, em 3 de fevereiro. Erick deve atuar como fullback. “Sou um running back mais pesado, e tem outros mais ágeis que eu na equipe. Fizemos uma boa partida contra Brasília e agora vamos encarar um time melhor estatisticamente, com nomes mais conhecidos. Mas busco sempre dar meu máximo porque dessa forma é possível chegarmos mais longe. Todos estão se empenhando muito pela equipe e vamos tentar levar o time às finais.”