Plano de incentivo à aposentadoria pode atingir cem em JF
Após o Banco do Brasil (BB) anunciar nesta segunda-feira (21) um conjunto de medidas de reorganização institucional, visando a aumentar a eficiência operacional e ampliar o investimento no atendimento digital, o Sindicato dos Bancários Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf JF) estima que o plano de incentivo à aposentadoria pode atingir cerca de cem dos 600 trabalhadores do banco em Juiz de Fora. O público em potencial, no país, chegaria a 18 mil funcionários. O fechamento de duas agências, localizadas nas ruas Floriano Peixoto e Oscar Vidal, no dia 14 deste mês, integra o pacote. Hoje são 18 unidades do banco na cidade. Para o Sintraf JF, não está descartada a possibilidade de novos cortes em 2017, além do risco de as agências do interior se transformarem em postos avançados. Uma das diferenças entre os modelos é a redução do contingente mínimo por unidade – de seis para dois funcionários em cada.
O BB vai rever e redimensionar a estrutura da organização em todos os níveis: estratégico (direção geral), tático (superintendências nos estados), de apoio (órgãos regionais) e de negócios (agências). A estimativa é que, apenas com a reorganização das unidades, haverá redução anual de R$ 750 milhões em despesas. O valor pode aumentar a partir da adesão de funcionários ao Plano Extraordinário de Incentivo a Aposentadoria. A iniciativa é direcionada a trabalhadores que já reúnem condições para se aposentar e consiste em incentivo de desligamento correspondente a doze salários, além de indenização por tempo de serviço, que varia de um a três salários. O prazo de adesão vai até 9 de dezembro.
No total, 31 superintendências regionais e 402 agências serão encerradas. Além disso, outras 379 unidades serão transformadas em postos de atendimento bancário. Haverá também ampliação do público potencial para adesão à jornada opcional de trabalho de seis horas diárias. A adesão resultará na redução de 16,25% do valor de referência da função, enquanto a jornada será cortada em 25%.
Para o presidente do Sintraf JF, Watoíra Antônio de Oliveira, os prejuízos das medidas não atingem apenas os funcionários, mas toda a população. Segundo ele, o fechamento das duas agências no Centro já vem causando transtornos, por conta da sobrecarga nas demais unidades. Na avaliação de Watoíra, esta seria uma preparação para a privatização do banco. “Não é terrorismo, é o que está acontecendo.” Procurada, a assessoria do BB não informou o impacto das medidas em Juiz de Fora.
Segundo o BB, a migração das contas será automática. Os clientes não precisam fazer qualquer procedimento adicional e podem manter seus cartões e senhas para transações na nova agência, mesmo que haja alteração no número da conta, informou o banco. O BB divulgou telefones exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de agência: 4003-5282 ou 0800 729 5282 para pessoas físicas e 4003-5281 ou 0800 729 5281 para empresas. A central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.