Tambores e trio elétrico: Makoombloco e Ingoma são os destaques deste final de semana
Ambos os blocos acontecem neste sábado, dentro da programação de carnaval de Juiz de Fora

Tanto Cláudio Jr. quanto Lucas Soares estão animados e com boas expectativas para os desfiles de seus respectivos blocos. Cláudio, DJ e produtor, é um dos idealizadores do Makoombloco, que chega a sua quinta participação no carnaval de Juiz de Fora. Já o Ingoma, grupo do qual Lucas é organizador, ocupa pela décima vez as ruas da cidade. Ambos acontecem neste sábado (22). O primeiro, com concentração marcada no Viaduto Roza Cabinda, às 14h, apresenta diferentes ritmos englobados pelo que se convencionou chamar de música eletrônica. Já o segundo, traz, a partir das 16h, os tambores do congado e do moçambique do interior de Minas Gerais para o circuito Parque-Estação, com concentração no Parque Halfeld.
Makoombloco
Com o tema “Cultura marginal contra o sistema”, o Makoobloco promete, pela primeira vez em cima de um trio elétrico, abraçar do pop ao experimental, indo do funk carioca ao kuduro angolano, com pitadas de tropicalismo. O objetivo é ecoar Hélio Oiticica: ser marginal é ser heroi.
O tema escolhido está conectado com o legado da Tropicália e suas misturas, com os espaços fundados por Crraudio – como também é conhecido o organizador do bloco -, Amanda Fie e Criolo, e o que a música eletrônica representa hoje, principalmente o funk. “A cultura marginal contra o sistema é continuar trabalhando com o que a gente gosta.”
Neste sentido, o trio elétrico não é apenas um trio, mas um palanque móvel que amplifica as histórias de quem vive à margem. “A ideia é trazer para os foliões que somos protagonistas das transformações. Ser marginal é estar à margem das convenções impostas”, ressalta o DJ.
No fim, tudo estará conectado na rua, onde as trocas com o público acontecem. “O carnaval dá uma energia que transforma a gente. A expectativa está lá em cima. Tomara que o público se divirta.”

Ingoma
O Ingoma, por sua vez, irá manter a estrutura dos últimos anos para esta edição do carnaval juiz-forano, com os tambores de Minas, homenagem aos moçambiqueiros, reinadeiros e congadeiros, além da presença de Dandara Felícia como rainha do bloco. As novidades deste ano serão as participações durante o cortejo.
Maurício Tizumba, um dos mestres da cultura afro-mineira, multiartista e reinadero, estará presente. Há também a presença e show de Laura Conceição, do bloco Capivara Endiabrada – que trará frevo baiano e pernambucano na concentração -, além da Bateria Bizarra, organizada por alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do DJ Marcelo Castro. Há atrações “para todas as idades e sabores”, como afirma Lucas.
Para o coordenador do Ingoma, a participação do grupo no carnaval é importante, pois neste momento a rua se transforma em um espaço de brincadeira. “Aproveitamos para fincar a bandeira da cultura popular, lembrando e trazendo para população essa cultura do interior do nosso estado.”
A cultura em questão é a do congado, reinado e moçambiques, que são manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras e afro-mineiras que combinam dança, canto, teatro e espiritualidade, estando fortemente presentes no interior de Minas Gerais.
Serão mais de 70 tambores, com a participação de mais de 80 participantes do grupo. “A expectativa é de uma grande celebração. Tem tudo para ser muito lindo. Impossível não estar muito animado.”
Confira a programação completa dos blocos de carnaval
21 de fevereiro
15h Bloco Samba nas Alturas, no Paineiras (Praça do Cruzeiro)
15h Bloco do Professor Guilherme, no Alto dos Passos (Praça Mozart Geraldo Teixeira)
16h Bloco Boi Santa Luzia Folia, no Santa Luzia (Praça de Santa Luzia)
19h Bloco do Servidor, no Circuito Parque-Estação
22 de fevereiro
11h Só Love, no Alto dos Passos (Rua Dom Viçoso)
12h Domésticas de Luxo, no Circuito Parque-Estação
12h E o Puf Puf Nada?, no Progresso (Rua Deputado Arlindo Leite,165)
13h Bloco do Mestre, no Santa Helena (Praça Menelick de Carvalho)
14h Ninguém Vai, no Araújo (Rua Afonso Barra, 520)
14h Makoombloco, no Circuito Roza-Estação
14h Se Fiz Não Lembro, no Costa Carvalho (Av. Sete de Setembro, 1574)
14h Bloco da Sete, no Costa Carvalho (Av. Sete de Setembro, 1200)
16h Acorda Borboleta, no Borboleta (Rua Braz Xavier Bastos Júnior)
16h Ingoma, no Circuito Parque-Estação
16h Grajamaica, no Grajaú (Praça Pedro Batista Martins)
17h Bloco dos Dar Nela, no Ipiranga (Rua Nelito dos Santos Nazaréth, 195)
17h Bloco do Santo, no Santa Helena (Praça Menelick de Carvalho)
23 de fevereiro
10h Afoxé Filhos de Oyá, na Praça da Estação
10h Blocãojf, na Praça Bom Pastor
13h Parangolé Valvulado, no Circuito Roza-Estação
12h Bloco do Ben, no São Mateus (Rua Luís de Camões, 74)
14h Os Parças, no Mundo Novo (Rua Couto e Silva, 55)
14h Bloco Bazuka e Cia, no São Mateus (Rua Dom Viçoso)
15h Bloco Eu e Você, no Vitorino Braga (Rua Heitor Guimarães)
16h Carná Castelo, no Monte Castelo (Rua Branca Mascarenhas)
19h Xota Efe, na Praça da Estação
*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy
Tópicos: carnaval / carnaval 2025