JF finaliza vacinação da população adulta com comparecimento de 95% do público
Pessoas com 18 anos foram contempladas nesta terça, mas Prefeitura ainda não tem data para iniciar aplicação de terceiras doses
Juiz de Fora finalizou, nesta terça-feira (31), a vacinação de toda a população adulta contra a Covid-19. Conforme a Prefeitura (PJF), 95% das pessoas com até 18 anos foram vacinadas até esta terça, e a partir de agora, a campanha deve contemplar com a primeira dose apenas as pessoas adultas que, até então, não receberam a primeira aplicação, por meio de repescagem. O início da vacinação de idosos e imunossuprimidos com a terceira dose e de adolescentes com a primeira, entretanto, segue indefinida.
Nesta segunda-feira, questionada pela Tribuna, a Secretaria de Saúde da Prefeitura já havia informado que “ainda não recebeu nenhuma orientação por parte do Governo do Estado sobre a aplicação das doses de reforço. Portanto, ainda não há nenhum calendário ou cronograma nesse sentido”.
Nesta terça, por sua vez, o secretário de Comunicação (Secom) da PJF, Márcio Guerra, informou a imprensa que a Prefeitura irá convocar novos públicos assim que houver vacina para este fim. “A Prefeitura está com a logística pronta (para vacinar os adolescentes). Logo que autorizar e chegar a vacina, a gente começa (…). A mesma coisa acontece com relação à terceira dose”, afirmou.
Sobre a repescagem para a primeira dose, que deve ser anunciada em breve, Márcio Guerra considerou que a procura tende a ser pequena, uma vez que 95% das pessoas com mais de 18 anos já receberam a primeira dose em Juiz de Fora.
Segundas doses
Também conforme o secretário, o Município ultrapassou, nesta terça, a marca de 200 mil pessoas com a vacinação completa, ou seja, que já receberam as duas doses ou a dose única, no caso da vacina da Janssen.
A expectativa é de que a aplicação de segundas doses seja mantida, assim como já vem ocorrendo com os imunizantes da Pfizer e Coronavac. No caso das segundas doses de AstraZeneca, entretanto, a aplicação das doses de reforço foram interrompidas novamente, pela quarta vez, nesta terça-feira, por falta de imunizantes.
Tópicos: coronavírus / vacina