Após vacinas contra a gripe esgotarem, Juiz de Fora recebe novo lote com 41 mil doses
Imunizantes foram disponibilizados na manhã desta sexta-feira; doses são aplicadas em UBSs
Após as doses da vacina contra a gripe esgotarem dois dias após o início da campanha de vacinação, como noticiado pela Tribuna, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou, nesta sexta-feira (11), o recebimento de um novo lote com 41 mil doses do imunizante. Segundo a PJF, as vacinas foram distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município ao longo da manhã desta sexta.
Ainda de acordo com dados da PJF, a campanha, que começou nesta segunda-feira, resultou na aplicação de mais de 16 mil vacinas em apenas três dias, impactando o então estoque de doses na cidade.
A situação, conforme noticiou a Tribuna, motivou queixas. Depois de as doses terem se esgotado em algumas UBSs, pessoas idosas relataram dificuldade para obter a imunização também no Serviço de Saúde do Idoso, que não faz parte da campanha de vacinação.
Segundo informações da PJF, a vacinação acontece exclusivamente nas UBSs, dentro do horário de funcionamento das Salas de Vacinas, que funcionam a partir das 9h, durante a semana, e das 8h às 11h aos sábados.
Documentação
Para receber a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação.
Para a campanha, são considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
Também são incluídos os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras. Também poderão receber a vacina estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
Os trabalhadores de saúde devem levar documentação que comprove vínculo ativo. Os profissionais do transporte e caminhoneiros, assim como os de segurança e salvamento e das Forças Armadas, também precisam apresentar documento que comprove o exercício efetivo da função.
No caso dos professores, receberão a vacina influenza aqueles que apresentarem documento que comprove vínculo ativo com a profissão. Todos os professores das escolas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e superior, de caráter público e privado, estão aptos a receber a vacina.
Públicos-alvo da campanha:
- Crianças a partir de seis meses e menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Pessoas com 60 anos ou mais;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto);
- Trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais;
- Trabalhadores dos Correios;
- Professores;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
- LEIA TAMBÉM: Quase 50% da população de Juiz de Fora deve ser vacinada contra a doença