Idosos têm dificuldade de encontrar doses contra gripe em JF

Município recebe nova remessa do imunizante nesta quinta, informou a PJF


Por Bernardo Marchiori

10/04/2025 às 06h00

Iniciada na segunda-feira (7) em Juiz de Fora, a campanha de vacinação contra a gripe já conta com queixas nos primeiros dias. Além de as doses terem esgotado em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pessoas idosas relataram dificuldade para obter a imunização.

Uma senhora de 97 anos foi levada até a UBS do São Pedro para receber a imunização logo que a família soube da aplicação das doses contra a Influenza. Para a surpresa de todos, recebeu a informação de que não havia vacina disponível, no segundo dia da campanha e nas primeiras horas da manhã. A orientação recebida foi que ela deveria retornar, no dia seguinte, à UFJF, para ser imunizada.

“Não sabíamos que estava sendo aplicada vacina na UFJF, nem esperávamos que não houvesse na UBS. Ter desabastecimento no segundo dia de campanha é, no mínimo, preocupante. A Prefeitura deveria informar, de forma clara e transparente, onde é possível encontrar o imunizante, para evitar o deslocamento de idosos em vão”, reclamou um familiar, que preferiu não ser identificado.

Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora, a UBS do São Pedro passa por reformas visando à ampliação. Por isso, a vacinação está sendo realizada na região próxima ao bicicletário da UFJF – perto da entrada do campus pelo Bairro São Pedro.

A equipe de reportagem se deslocou ao Serviço de Saúde do Idoso. Apesar de ser referência para um dos principais alvos da campanha (pessoas com 60 anos ou mais), o equipamento não oferece a imunização contra gripe. “Não tem nem o que falar, apenas o que reclamar. É um serviço de saúde para a população idosa e não aplica a vacina. Não faz sentido”, ressalta uma mulher que preferiu ter a identidade preservada.

Paulo Roberto Coelho, aposentado, passou pela mesma situação. “Vim para o departamento para tomar a vacina e obter informações sobre um outro exame que preciso fazer. Chegando aqui, descubro que o imunizante não é disponibilizado, apenas nas UBS’s. Os demais serviços para idosos também pioraram quando foram transferidos para cá, então é difícil entender o porquê de existir”, aponta. A PJF foi demandada a respeito do motivo de o local não ofertar as vacinas, mas não se posicionou até o fechamento desta edição.

Além disso, nesta quarta-feira (9), quem procurou a UBS Centro Sul, durante a manhã, também voltou para casa sem ser imunizado. Procurada, a Prefeitura de Juiz de Fora informou que a primeira remessa de 18 mil doses enviadas pelo Governo do Estado estão esgotadas, restando poucas doses em algumas Unidades Básicas de Saúde. Não foram informadas quais.

O posicionamento é que a Secretaria de Saúde aguarda o envio de novas doses por parte do Estado, com previsão de entrega nesta quinta-feira (10).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.