Obras de reorganização do trânsito no Estrela Sul começam nesta segunda
Intervenções incluem adequação geométrica dos canteiros no trevo, colocação de sete faixas de pedestres e instalação de seis grupos de semáforos
A partir desta segunda-feira (28), o Bairro Estrela Sul passará por intervenções para reorganização do trânsito na rotatória entre a Alameda Pássaros da Polônia e a Ladeira Alexandre Leonel. As obras, com previsão de término em 28 de novembro, preveem a adequação geométrica dos canteiros no trevo, colocação de sete faixas de pedestres e instalação de seis grupos de semáforos, além da construção de uma rotatória em frente ao Supermercado Bretas, na Ladeira Alexandre Leonel.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu, na última quinta-feira (24), o Termo de Doação da obra de reestruturação do Trevo Estrela Sul, assinado pelas empresas doadoras – Auguri Empreendimentos (Spazio), Sociedade Imobiliária Minas Center (Bretas), Sociedade Independência Imóveis S.A. (Independência Shopping) e Estação Sul Empreendimentos Imobiliários -, o que possibilitou o início das intervenções. As atividades serão executadas pela Construtora Engetran. Durante as obras, a empresa responsável irá sinalizar o trânsito, enquanto agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) irão monitorar a área, a fim de garantir fluidez no local.
Por meio da pasta, o prefeito Antônio Almas (PSDB) destacou a participação dos parceiros envolvidos nas obras. “Quando as empresas têm a sensibilidade de que o maior ganho é para população, a parceria certamente será de sucesso. Todos ganham. Precisamos pensar em um todo. Se a iniciativa privada não tivesse interesse em contribuir, talvez a Prefeitura tivesse dificuldades maiores”.
De acordo com a Settra, as adequações visam ofertar travessia segura para pedestres, bem como organizar o tráfego de veículos. Além disso, a rotatória na Ladeira Alexandre Leonel possibilitará retorno nos dois sentidos da via. Como denunciado pela Tribuna em outras ocasiões, o trevo é, constantemente, alvo de reclamações e preocupa a população que transita pela região, em especial, pelo histórico de frequentes acidentes. Enquanto os motoristas têm de lidar com as retenções e com inúmeros cruzamentos possíveis, sem qualquer controle efetivo do tráfego, os pedestres não possuem lugar de travessia seguro.
Projeto possibilitado por decreto
A Tribuna acompanha a situação das intervenções no trevo do Estrela Sul desde novembro de 2019, quando foi noticiado que a iniciativa privada iria assumir o projeto. Trata-se da primeira intervenção de obras viárias possibilitada pelo decreto 13.735, de setembro do ano passado, que dispõe sobre o recebimento de doação de serviços, sem ônus ou encargos, pela administração pública direta.
Em março de 2018, a PJF promoveu um estudo de tráfego cujo objetivo era apontar alternativas para melhorar a segurança viária na região. O levantamento foi desenvolvido por uma empresa de consultoria de mobilidade urbana, contratada pelas empresas envolvidas, com aval da Settra. O monitoramento se concentrou na rotatória entre a Ladeira Alexandre Leonel e a Alameda Pássaros da Polônia, assim como em pontos no entorno onde o trânsito apresenta retenções e riscos para condutores e pedestres. O projeto para a região partiu dos resultados apontados pelo estudo, fundamentado em uma contagem volumétrica.
Como havia sido antecipado pela Tribuna, os dados da investigação mostraram que o conjunto semafórico seria um ponto chave para organização do fluxo de veículos que transitam diariamente pela região. A partir das informações da contagem volumétrica, foi realizada uma simulação para mapear a situação atual e testar a nova proposta.