Juiz de Fora ultrapassa a marca de 45 mil diagnósticos de Covid-19
Boletim diário aponta três novas mortes e 44 novos atestados da doença nesta terça
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora informou por meio do boletim epidemiológico desta terça-feira (21) a confirmação de três óbitos causados por complicações relativas à infecção com o coronavírus. Ao todo, a cidade tem 1.965 vítimas fatais da doença. O informativo também destacou que o número de diagnósticos chegou a 45.024 com as 44 ocorrências notificadas nas últimas 24 horas. O total de casos de síndrome gripal, consideradas suspeitas de Covid-19, é de 103.810 com os 144 novos casos relatados no mesmo período.
A primeira das três mortes informadas pela pasta é de um idoso de 76 anos, que faleceu nessa terça-feira (21). Ele tinha doença cardíaca crônica e hipertensão arterial sistêmica como comorbidades; a segunda vítima é um homem de 48 anos, que morreu nessa segunda-feira (20). Ele tinha a tuberculose como comorbidade. Já a última vítima é uma idosa de 84 anos, que tinha as doenças cardíaca e renal crônicas, além de hipertensão arterial sistêmica. A data do óbito dela foi 30 de março.
As comorbidades, além da idade, segundo as autoridades em saúde, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave. No entanto, conforme já esclareceu a Secretaria de Saúde, no boletim são divulgadas todas as doenças prévias da vítima, não somente aquelas associadas ao agravamento da doença.
Hospitalizações
Pelo boletim, eram 106 moradores de Juiz de Fora infectados em atendimento às 19h37 desta terça-feira (21), sendo que 54 deles ocupavam Unidades de Atendimento Intensivos (UTIs), enquanto 62 pacientes recebiam cuidados em leitos de enfermarias. A taxa de ocupação nas UTIs do SUS, dedicadas somente a casos Covid, era de 30%. Já a lotação de leitos nas enfermaria públicas, também exclusivas para o tratamento da doença, 21,94%.
Na rede privada, a hospitalização em UTIs era de 74,78%, somando tanto casos Covid quanto outras enfermidades. O percentual de ocupação nas enfermarias particulares não é informado.
Em termos gerais, somando leitos públicos e privados, 64,44% de UTIS estavam ocupadas na noite desta terça.
Todos os dados do boletim epidemiológico (casos, óbitos e mortes) são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
Tópicos: coronavírus