PJF vai vacinar pessoas com idades entre 56 e 52 anos a partir desta terça
Município também fará repescagem para público com comorbidade ao longo desta semana. Vacinação por idade vai acontecer em 46 UBSs e no Sport
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vai dar continuidade, ao longo desta semana, da vacinação contra a Covid-19 por idade. Em entrevista à Rádio Transamérica Juiz de Fora, na manhã desta segunda-feira (21), o secretário de Comunicação Pública da Prefeitura, Márcio Guerra, informou que, nesta etapa, serão vacinadas pessoas com idades entre 56 e 52 anos.
Em paralelo, o Município também fará uma repescagem para o público com comorbidade com idades entre 39 e 35 anos, a partir desta terça-feira (22) – data em que está prevista a entrega de mais 16.890 doses de vacinas contra a Covid-19 pelo Governo estadual.
Em relação à vacinação por faixa etária, de acordo com Márcio, a expectativa é de que a PJF divulgue o cronograma de imunização de pessoas com até 40 anos até 10 de julho. Conforme destacou o secretário, o cumprimento deste calendário dependerá da chegada de mais doses de imunizantes.
Cronograma desta semana
Em relação à vacinação por faixa etária, nesta terça-feira, é a vez das pessoas de 56 anos. Para as pessoas de 55 anos, a vacinação ocorre na quarta (23). As pessoas com 54 anos serão vacinadas na próxima quinta-feira (24). Na sexta (25), recebem as doses pessoas com 53 anos. Já no sábado (26), será imunizada a população de 52 anos de idade.
Esse público poderá receber as doses contra o coronavírus em uma das 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 11h, ou no Sport Club Juiz de Fora, das 8h às 16h.
Repescagem para público com comorbidades
As pessoas com comorbidades deverão se vacinar, ao longo da semana, no Sport Clube Juiz de Fora. Nesta terça-feira, é a vez das pessoas com comorbidades de 39 anos. Para aquelas com 38 anos, a vacinação ocorre na quarta-feira. As pessoas com 37 anos com comorbidades serão vacinadas na próxima quinta-feira. Na sexta-feira, recebem as doses pessoas com 36 anos. Já no sábado, serão imunizadas pessoas de 35 anos de idade, com comorbidades.
Comorbidades contempladas
De acordo com a Prefeitura, entre as comorbidades incluídas como prioritárias para o processo de vacinação contra o coronavírus encontram-se: diabetes, doenças do coração, doenças pulmonares, hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal, imunossuprimidos, obesidade grau 3 (IMC=40), cerebrovasculares, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, cirrose hepática e anemia falciforme. As comorbidades estão descritas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A lista completa das comorbidades atendidas neste momento pode ser verificada no site da PJF.
As pessoas com comorbidades deverão, ainda, apresentar documentação que comprove a condição: atestado médico ou declaração médica informando a comorbidade, ou receita de um medicamento de uso contínuo, usado no tratamento, ou outro documento que identifique o acompanhamento da condição crônica ou comorbidade listada. Todos estes têm que ter sido emitidos há, no máximo, 12 meses. Para o caso das pessoas com deficiência, será necessário um laudo médico dos últimos 12 meses que comprove a deficiência permanente. Além disso, devem ser apresentados, originais e cópias, do Documento de Identidade (RG), CPF – nos casos que o número não conste no RG – e comprovante de residência.
Orientações
Para receber o imunizante, a pessoa deverá apresentar, no ato da vacina, os documentos de identificação com foto, originais e cópias (CPF e identidade), além do cadastro impresso, também disponível no link https://covid19.pjf.mg.gov.br/vacinacao_juiz_de_fora.php. As pessoas com comorbidades deverão, ainda, apresentar atestado ou declaração médica, ou receita de medicamento de uso contínuo, comprovando a condição.
A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.
Tópicos: coronavírus / vacina