Juiz de Fora recebe mais 16.890 doses de vacinas contra a Covid-19
Remessa contém imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac. Zema divulga que Minas receberá mais 862 mil doses nesta segunda
A Prefeitura de Juiz de Fora vai receber, nesta terça-feira (22), 16.890 doses de vacinas contra a Covid-19 para reforçar a campanha de imunização no município. A nova remessa está sendo distribuída às unidades regionais de saúde nesta segunda-feira (21) e contém unidades das vacinas Coronavac e Pfizer, além de algumas poucas doses da AstraZeneca. Os imunizantes vão dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários. Esse quantitativo faz parte do lote enviado pelo Ministério da Saúde ao Governo estadual na última semana.
A previsão, contudo, é de que Minas Gerais receba nova remessa de imunizantes ainda nesta segunda-feira (21). Em publicação em suas redes sociais, o governador Romeu Zema (Novo), informou que o estado receberá o segundo maior lote de vacinas contra a Covid-19 até agora. “São 862 mil doses da AstraZeneca, para avançar a maior operação de vacinação da história de Minas”, publicou.
Quantitativo
De acordo com planilha da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do lote que está sendo distribuídos aos municípios atualmente, são 9.180 unidades da vacina produzida pelo Instituto Butantan, que serão aplicadas nas pessoas com comorbidades e deficiência permanente. Pelo planejamento da SES, serão guardadas metade da carga para aplicação de segunda dose.
A remessa também contém 7.620 unidades da Pfizer, destinadas para primeira dose de pessoas com comorbidades, trabalhadores da educação e forças de segurança. Por fim, o município recebe 90 unidades da vacina AstraZeneca que serão utilizadas para primeira aplicação a trabalhadores das forças de segurança.
No total, em todo o estado, são entregues 273.000 unidades da Coronavac, 235.170 da Pfizer e 3.580 da AstraZeneca.
De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), as doses serão entregues aos municípios na terça-feira (22). A regional vai receber, no total, 21.585 unidades de vacinas.
Até a atualização da PJF publicada na sexta-feira (18), a Prefeitura havia recebido 354.435 doses. Dessas, 299.231 unidades foram aplicadas, sendo 204.337 como primeira dose e 94.894 como segunda aplicação.
Distribuição de doses em Minas
A SES também emitiu comunicado, nesta segunda-feira (21), a respeito da divisão de doses por município. A pasta estadual alega que a distribuição se dá em conformidade com determinação do Ministério da Saúde. A secretaria admitiu que a capital Belo Horizonte recebeu mais doses proporcionalmente à população do que as demais cidades, o que teria acontecido, segundo a SES, por conta das duas primeiras remessas da vacina Pfizer que foram encaminhadas exclusivamente à capital.
A secretaria pretende equilibrar a diferença na distribuição de vacinas para a população entre 18 e 59 anos, apresentando nova metodologia de divisão de doses no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) e em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB SES-MG).
A pasta ainda lembrou que a distribuição segue critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações e garantiu que “todos os municípios de Minas terminarão a vacinação concomitantemente”.