Aplicação de segundas doses da AstraZeneca é retomada em JF
Procura pelo reforço da imunização foi grande, levando à formação de fila no Sport Club JF durante a manhã; neste sábado, juiz-foranos cujo cartão de vacinação indica dia 12 de agosto serão contemplados
Os juiz-foranos que buscaram completar a vacinação contra a Covid-19 com a segunda dose de AstraZeneca nesta sexta-feira (20), após a retomada da aplicação do imunizante, enfrentaram uma longa fila no Sport Club Juiz de Fora, no Centro, durante a manhã. Após oito dias de interrupção, a procura foi grande no local, visto que pelo menos três mil juiz-foranos estavam com a segunda dose atrasada no município. Nesta sexta, foram contemplados juiz-foranos que tinham a segunda aplicação agendada no cartão de vacinação para o último dia 11 ou data anterior.
Na parte da tarde, contudo, a espera no local diminuiu consideravelmente, assim como o número de pessoas, e a fila fluía de forma tranquila.
A Tribuna esteve no Sport por volta das 10h. Naquele horário, estavam alcançando a portaria do local de vacinação pessoas que chegaram por volta das 7h ao Sport, completando três horas de espera. Há relatos de pessoas que chegaram ao Sport às 3h de forma a garantir a segunda aplicação. “Eu cheguei mais cedo esperando pegar a fila logo do início, mas já estava grande”, disse um homem, que preferiu não ser identificado. Ele relatou que havia chegado ao Sport às 7h10. Às 10h, ele ainda estava a alguns metros da portaria do local, onde tomaria a segunda dose originalmente marcada para o último dia 10.
A costureira Raimunda Moraes tinha a segunda dose agendada para o dia 7. Entretanto, após ter uma indisposição que a impediu de completar a vacinação na data inicialmente marcada, ela ficou refém da disponibilidade de doses, já que a aplicação foi interrompida por falta de imunizantes. Após ir duas vezes ao posto de vacinação e ser informada de que não havia doses, ela estava preparada para encarar a longa fila do Sport nesta sexta. “Eu tenho que vacinar, então vou ter que esperar até conseguir. Vou ficar até o final, até tomar a vacina”, diz.
Para a retomada da aplicação do imunizante, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) convocou aqueles cujo cartão de vacinação indicava os dias 10 e 11 de agosto para a segunda dose. Entretanto, a imunização também contempla quem deveria ter completado a imunização em datas anteriores a esta, contribuindo para a alta procura verificada nesta sexta.
Por meio da assessoria de comunicação, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF) afirmou que a equipe de triagem da pasta municipal está atuando para selecionar quem realmente tem o direito de se vacinar agora, uma vez que, pela imunização não seguir a data do cartão, pode causar confusão. Questionada sobre a possibilidade de distribuição de fichas para organizar o esquema vacinal, a secretaria informou que não houve decisão nesse sentido.
Aplicação continua neste sábado
A aplicação da segunda dose da AstraZeneca deve continuar no sábado (21), quando vão aos postos as pessoas que deveriam ter completado a imunização no dia 12 de agosto. A continuidade, no entanto, está sujeita à disponibilidade de doses. A Prefeitura recebeu, nesta semana, 5.495 unidades do imunizante da Fiocruz.
Primeira dose
Seguindo o calendário de vacinação por idade, as primeiras doses, nesta sexta, são destinadas aos jovens com 21 anos, nascidos entre maio e agosto. Eles podem procurar as UBSs do Bairro de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal, das 8h às 11h e das 13h às 16h, além do Sesc, no São Mateus, das 8h às 16h. A campanha contempla, ainda, pessoas com 22 anos ou mais que podem receber a primeira dose nestes mesmos 11 locais.
Além de indivíduos da faixa etária indicada, podem buscar os postos do Sesc e as dez UBSs grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam e que estejam em até seis meses de pós-parto), todas com 18 anos ou mais.
O que levar
Para receber a primeira dose, a pessoa que vai se vacinar por idade deve levar (originais e cópias) de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome da pessoa que deseja ser vacinada, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF. Para receber a segunda dose, além do documento original com foto, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira aplicação.
Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.
Tópicos: coronavírus / vacina