Pelo menos 3 mil pessoas estão com a 2ª dose da AstraZeneca atrasada em JF
Apesar de indicativo de chegada de mais doses esta semana, Município ainda não tem data definida para retorno da 2ª aplicação do imunizante
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou à Tribuna, nesta segunda-feira (16), que, até 9 de agosto, pelo menos três mil pessoas estavam com a segunda doses da AstraZeneca em atraso na cidade. O jornal voltou a solicitar dados atualizados, mas a pasta, no entanto, não os informou. A aplicação de doses deste imunizante está suspensa desde a última quinta-feira (12) no município, após fim do estoque da vacina. E ainda não há data definida para que a situação seja normalizada. Conforme a Administração, o Município não vem recebendo, por parte do Ministério da Saúde, doses suficientes do imunizante, o que tem atrasado a vacinação. Considerando que o esquema de imunização da AstraZeneca prevê 90 dias de intervalo entre a primeira e a segunda aplicação, ao menos quem foi vacinado com a primeira dose entre os dias 15 e 18 de maio já está sendo afetado pela interrupção. Neste período, estavam sendo imunizadas as pessoas com comorbidades e deficiência permanente entre 48 e 50 anos, além de motoristas e cobradores de ônibus.
Nesta segunda, a Superintendência Regional de Saúde (SRS-JF) recebeu mais um lote de imunizantes. A remessa, entretanto, não contém doses da AstraZeneca destinadas à Juiz de Fora, somente aos demais 36 municípios sob jurisdição da SRS. Para Juiz de Fora, serão encaminhadas 6.636 doses da vacina da Pfizer e 6.520 unidades da Coronavac. À Tribuna, a Regional de Saúde explicou que novas doses da AstraZeneca não foram destinadas, nesta remessa, à Juiz de Fora porque o município já teria recebido anteriormente doses definidas para a primeira e segunda aplicações do imunizante. A Tribuna voltou a questionar o Município, que não respondeu sobre a situação. Na semana passada, a Secretaria de Saúde negou que o atraso da vacinação com a segunda dose teria relação com a antecipação de calendário de vacinação na cidade e atribuiu a escassez ao atraso no repasse de novas remessas por parte do Ministério da Saúde.
Nesta segunda, a pasta municipal informou que há indicativo de chegada de mais doses para esta semana, “sendo possível normalizar a vacinação do público de segunda dose”. O Município, entretanto, ainda não tem data definida para retorno da segunda aplicação do imunizante. Em entrevista à Rádio Transamérica Juiz de Fora, também nesta segunda, o secretário estadual de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, informou que Minas Gerais iria receber, até a noite desta segunda, mais um lote de vacinas contra a Covid-19, contendo 131.040 imunizantes da Pfizer e 301.205 da AstraZeneca. Conforme o titular, a distribuição da remessa será nesta terça-feira. Apesar de Juiz de Fora não ter recebido doses da AstraZeneca na remessa que chegou à cidade na segunda, Baccheretti informou que o Município será contemplado com o número de vacinas que precisa para dar continuidade às segundas doses do imunizante.
Ministério da Saúde autoriza reforço com a vacina da Pfizer
Uma alternativa para que a população com a vacinação atrasada em Juiz de Fora possa completar a imunização é a intercambialidade de vacinas, que já havia sido adotada emergencialmente para grávidas e puérperas que receberam a primeira dose da AstraZeneca antes da interrupção estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No último sábado, o Ministério da Saúde se manifestou favoravelmente à aplicação de Pfizer como segunda dose de quem tomou a primeira com AstraZeneca em casos excepcionais.
Questionada pela Tribuna sobre esta possibilidade na manhã desta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Saúde ainda não se manifestou sobre a adoção ou não da recomendação do Governo federal de modo a dar continuidade ao esquema vacinal com a segunda dose em Juiz de Fora. Entretanto, em entrevista à Rádio Transamérica Juiz de Fora, o secretário Fábio Baccheretti garantiu que novas doses da AstraZeneca serão entregues esta semana para o Município, o que “não justifica a adoção da segunda aplicação com a Pfizer” neste momento. Já a Secretaria de Saúde da PJF afirmou que “ainda não foi notificada sobre a intercambialidade de doses, tampouco sobre o encurtamento (do prazo) entre as doses de Pfizer”.
“Hoje (segunda) receberemos mais doses da AstraZeneca e já vamos começar a partir de amanhã a distribuição. Então, não faz sentido a gente mudar o esquema vacinal (…). A gente observa, nos estudos da AstraZeneca, que o intervalo de dois a três meses para a segunda dose é o que ocasiona a eficácia. Mas não é uma semana de atraso que vai prejudicar essa eficácia. O importante é a gente garantir a segunda dose mais próximo do prazo previsto”, disse Baccheretti.
Segundas doses de Coronavac e Pfizer
De acordo com a Prefeitura, apesar da suspensão da imunização com a AstraZeneca, a vacinação de segunda dose com Coronavac e Pfizer e também o calendário da primeira dose seguem nesta terça-feira (17), conforme divulgado previamente. Para receber a segunda dose, o público deve procurar o Sesc Juiz de Fora ou Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, ou, ainda, uma das onze UBSs de referência, das 8h às 11 e de 13h às 16h. As UBSs que vacinam contra a Covid-19 são as do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro, Vila Ideal, Milho Branco, Progresso, Santa Cecília e Bandeirantes. A população deve seguir a data de retorno que consta no cartão de vacinação.
Calendário da 1ª dose nesta terça
Já as primeiras doses serão destinadas, nesta terça, a pessoas com 22 anos nascidas entre maio e agosto. Aqueles com mais de 23 anos e que tenham perdido a data inicial de vacinação também podem receber o imunizante. Este público também deve buscar o Sesc ou Sport, das 8h às 16h em ambos os locais, ou, ainda, uma das onze UBSs de referência das 8h às 11h e de 13h às 16h. Grávidas, puérperas e lactantes em até seis meses de pós-parto e que tenham 18 anos ou mais seguem podendo ser vacinadas no Sport Club JF e no Sesc, também das 8h às 16h em ambos os locais, e nas UBSs. Idosos com 60 anos ou mais, além destes locais, podem receber o imunizante também no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h.
O que levar
Para receber a dose, a pessoa que vai se vacinar por idade deve levar (originais e cópias) de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome da pessoa que deseja ser vacinada, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF. Para receber a segunda dose, além do documento original com foto, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira aplicação
Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto, por sua vez, precisam levar um atestado médico como forma de comprovação de que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê.
Devem esperar
A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.
Endereços dos locais de vacinação:
_ Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109
_ Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro
– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery
UBSs que vacinam contra a Covid:
UBS Nossa Senhora de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72
UBS Santa Luzia: Rua Torreões , s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco: Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, 119
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, 900
UBS Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli, 100