Defesa Civil atende 34 chamados em dois dias por conta das chuvas em Juiz de Fora

Na tarde desta quinta, dois novos registros de escorregamento de talude foram feitos nos bairros Realeza e Cerâmica, além de um desabamento de muro de divisa no Esplanada


Por Tribuna

12/11/2020 às 10h39- Atualizada 12/11/2020 às 21h31

Por conta das chuvas que caíram sobre Juiz de Fora, durante as últimas quarta (11) e quinta-feira (12), a Defesa Civil registrou um total de 34 chamadas de diversas regiões do município, sendo 17 em cada dia. Na tarde de quarta, dois desabamentos foram confirmados. Um em muro de contenção, no Bairro Jardim Natal, e outro em muro de divisa, no Bairro Fontesville. Na manhã de quinta, um escorregamento de talude foi verificado também no Fontesville. Já na parte da tarde, dois novos registros do tipo foram feitos nos bairros Realeza e Cerâmica, além de um desabamento de muro de divisa no Esplanada. As demais solicitações são referentes a ameaça de escorregamento de talude, com seis casos; surgimento de trinca em edificação, com sete registros; ameaça de desabamento de muro de divisa, com três, e ameaça de desabamento de muro de contenção, com duas ocorrências. Apesar do número de chamados, não houve nenhuma ocorrência grave. As equipes da Defesa Civil mantém o plantão de atendimento às demandas, fazendo vistoria para avaliação de cada caso.

ocorrência das chuvas em Fontesville, Juiz de Fora
Defesa Civil atendeu ocorrência de escorregamento de talude na Rua José Raimundo Freitas, Bairro Fontesville (Foto: Divulgação / Defesa Civil)

Durante o temporal da tarde de quinta-feira, o nível do rio Paraibuna atingiu 2,01 metros às 15h30, estando 0,70 m acima do seu nível normal. Entre 6h e 18h de quinta, o acumulado de chuvas registrou 36,66 mm em São Pedro; 26,41mm no Milho Branco; 24,14 mm no Grama e 22 mm em Santa Terezinha. Diante de situações de risco iminente, a população deve entrar em contato com Defesa Civil, pelo 199, no período entre 7h e 19h. Depois das 19h, as ligações devem ser feitas à central da Guarda Municipal, pelo 153.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre a tarde de terça e a manhã desta quarta, até as 10h, choveu no município 30 milímetros. O acumulado representa 14% do previsto para todo o mês de novembro, de acordo com a média histórica do Inmet.

LEIA MAIS

Falta de luz por conta da chuva

Nesta quarta e quinta-feira, leitores da Tribuna relataram falta de energia elétrica em alguns bairros de Juiz de Fora. Conforme a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a queda de luz ocorreu em razão das chuvas. Ontem, os bairros Retiro, Jardim Esperança e Solidariedade, na Zona Sudeste, e Jardim Natal , Zona Norte, foram afetados durante a tarde. Entretanto, a companhia já restabeleceu todas as faltas, sendo a última por volta de 17h.

Na manhã desta quinta, relatos dão conta de que faltou luz no Morro da Glória desde 5h30. A Cemig informou normalizou esta ocorrência às 8h25.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.