RegiĆ£o concentra bairros que mais contribuem para a economia
A Barreira do Triunfo ocupa o primeiro lugar, seguida pelo Distrito Industrial e por Dias Tavares na apuraĆ§Ć£o do Valor Adicionado Fiscal (VAF) em Juiz de Fora. Outros sete bairros da regiĆ£o aparecem entre os 20 que mais contribuem para o indicador. Os dados sĆ£o de 2021
Entre os vinte bairros de Juiz de Fora que mais contribuem para a apuraĆ§Ć£o do Valor Adicionado Fiscal (VAF), dez estĆ£o localizados na Zona Norte da cidade, sendo que trĆŖs deles ocupam as primeiras posiƧƵes do ranking. De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento SustentĆ”vel e Inclusivo, da InovaĆ§Ć£o e Competitividade (Sedic), a Barreira do Triunfo ocupa o primeiro lugar, seguida pelo Distrito Industrial e por Dias Tavares.
Benfica, considerada pelos moradores como āa capital da Zona Norteā, aparece na quinta colocaĆ§Ć£o. Entre os cinco primeiros lugares, apenas uma localidade nĆ£o estĆ” na regiĆ£o: o Centro da cidade. O destaque tambĆ©m vai para os bairros Industrial (8Āŗ), Santa Cruz (13Āŗ), Nova Era (15Āŗ), Milho Branco (16Āŗ), Barbosa Lage (19Āŗ) e Fontesville (20Āŗ).
Para cada municĆpio, o VAF corresponde ao valor econĆ“mico/financeiro equivalente Ć diferenƧa apurada entre as saĆdas e as entradas de mercadorias, e/ou prestaƧƵes de serviƧos de transportes (intermunicipal interestadual/internacional) e de comunicaĆ§Ć£o nos estabelecimentos situados em seu territĆ³rio. Atividades essas que constituem fato gerador do Imposto sobre CirculaĆ§Ć£o de Mercadorias e ServiƧos (ICMS). Os nĆŗmeros em Juiz de Fora confirmam que a Zona Norte Ć© a regiĆ£o que concentra o maior Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, as maiores riquezas.
A sanĆ§Ć£o da Lei Municipal 14.746, que adĆ©qua a cidade ao Novo Marco Legal da CiĆŖncia, Tecnologia e InovaĆ§Ć£o e ao Novo Marco Legal das Startups, ambos em Ć¢mbito nacional, promete incentivar e estimular ainda mais a economia da Zona Norte, a partir do Sistema de InovaĆ§Ć£o de Juiz de Fora, que tem o intuito de āapoiar mecanismos de inovaĆ§Ć£o, aumentando a competitividade e a cooperaĆ§Ć£o entre startups, empresas sustentĆ”veis, negĆ³cios de baixo impacto socioambiental, redes de produĆ§Ć£o local e cooperativas de base tecnolĆ³gicaā. A lei tambĆ©m criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento da InovaĆ§Ć£o (FMDI).
Para o titular da Sedic, IgnĆ”cio Delgado, os mecanismos legais sĆ£o um conjunto de estĆmulos e visam dar ordenamento, para que o crescimento urbano nĆ£o fique disfuncional, permitindo, por exemplo, que seja possĆvel as pessoas morarem prĆ³ximas a seus locais de trabalho. Muitas vezes este planejamento Ć© orientado pela prĆ³pria dinĆ¢mica que a cidade organicamente jĆ” apresenta. No caso especĆfico da Zona Norte, o recĆ©m-criado Corredor TecnolĆ³gico Norte tem como marco o Moinho, localizado no bairro Francisco Bernardino, em uma regiĆ£o mais domiciliar, e se estende atĆ© o Distrito Industrial, Ć s margens da BR-040.
āO Moinho, que Ć© um centro de inovaĆ§Ć£o, abriga e tende a abrigar, cada vez mais, empresas intensivas em tecnologia ou o que chamamos de empresas portadoras de futuro. Elas se valem de tecnologias de Ćŗltima geraĆ§Ć£o, de realidade aumentada, inteligĆŖncia artificial, enfimā, observa IgnĆ”cio.
A Zona Norte, que tambĆ©m conta com o minidistrito industrial do Milho Branco, assiste Ć chegada de empresas do segmento de novas energias, como a usina de biocombustĆvel a partir do Ć³leo de cozinha, e a produĆ§Ć£o de energia fotovoltaica pela MTR-Arcol, que, recentemente, anunciou investimento de R$ 30 milhƵes no Distrito Industrial.
Sobre os aspectos orgĆ¢nicos que vĆ£o moldando a cidade, o secretĆ”rio IgnĆ”cio Delgado chama atenĆ§Ć£o para os reflexos da abertura da Via SĆ£o Pedro. āO Expominas que parecia algo longĆnquo, agora estĆ” mais perto. A mudanƧa ainda nĆ£o se completou, mas quando isso ocorrer, vamos ter essa ambiĆŖncia, que vai do Moinho ao Distrito Industrial, do Distrito Industrial atĆ© a Universidade, passando pela Ć”rea do Parque TecnolĆ³gico, em frente ao Expominas. Imagino que a cidade vai se dinamizar muito nessa regiĆ£o e com uma conexĆ£o muito mais fluidaā, explica.
āNĆ³s vamos encontrar outros caminhos que nĆ£o apenas aqueles com os quais a gente operou a vida inteira, que acabam criando um sistema de mobilidade muito pesado se sempre passar pelo centro da cidade. Muitos outros caminhos estĆ£o se abrindo para criar maior integraĆ§Ć£oā, aposta IgnĆ”cio.