Aulas nas escolas estaduais começam nesta quinta
Em razão do retorno dos estudantes, agentes de trânsito de JF voltam a realizar ações perto das instituições
Cerca de 35 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino voltam às aulas nesta quinta-feira (7). Com isso, a expectativa é que o trânsito se intensifique ainda mais na cidade. Como já havia sido divulgado no início desta semana, a Settra espera crescimento de até 30% no fluxo de veículos durante os horários de pico.
Na última segunda (4), quando começaram as aulas das instituições da rede particular, a estimativa de maior circulação de veículos e pedestres levou a Settra a realizar operações especiais na proximidade de três instituições de ensino, onde era identificada a maior parte do movimento: colégios Jesuítas, Santa Catarina e Stella Matutina. Em razão do retorno dos estudantes da rede pública do Estado às atividades, os agentes de trânsito também voltam a realizar ações perto das escolas Henrique Burnier, no Bairro Poço Rico, na Fernando Lobo, no São Mateus; e na Professor Quesnel, no Bairro Fábrica, como estava previsto no início da semana. A pasta informou, nesta quarta (6), que não havia alteração na programação para o retorno das atividades na rede estadual.
Em matéria publicada pela Tribuna, no último domingo, o supervisor de Operações do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito (DFTT) da Settra, Marcelo Pianta, avaliou que os reflexos acontecem não só pelo retorno das aulas, mas também pelo fim das férias de muitos pais, que optam por tirá-las no início do ano, concomitantemente às dos filhos. Ainda conforme a pasta, além de manter escala fixa durante os horários de entrada e saída de estudantes nestas instituições, a partir deste ano, a Settra também contará com uma ronda escolar para realizar trabalhos periódicos em outras escolas que apresentarem demandas.
Rondas
As instituições que necessitarem de auxílio quanto à atuação dos agentes de trânsito podem solicitar o trabalho da ronda pelo 3690-7400. As recomendações para diminuir os riscos no trânsito neste período incluem ter respeito às regras básicas de segurança, como uso do cinto, redução da velocidade nas proximidades das escolas, atenção com pedestres e sinalização e sair mais cedo de casa, a fim de evitar atrasos.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o ano escolar da rede estadual teve início no último dia 4 em todos os 3.625 estabelecimentos escolares do estado. O retorno teve como objetivo preparar os servidores para iniciar a discussão dos objetivos e ações dos 200 dias letivos do calendário escolar e receber os estudantes. Professores, diretores e analistas e auxiliares de serviço se reuniram, nesta quarta-feira, para elaborar o devido acolhimento aos alunos no começo de mais um ano letivo.
Tópicos: educação