Nuvem em formato de disco voador lembra museu de Niterói e viraliza

Imagem foi capturada por uma motorista durante a travessia da Ponte Rio-Niterói


Por Tribuna

04/04/2024 às 09h23

nuvem em formato de disco voador lembra o mac
Nuvem em formato de disco voador é chamada de lenticular (Foto: Reprodução/Instagram/Kelly Geber)

Uma nuvem em formato de disco voador, filmada desde a Ponte Rio-Niterói, viralizou nas redes sociais. O vídeo foi postado pela motorista Kelly Geber em sua conta no Instagram no início desta semana. No vídeo, ela compara a nuvem ao Museu de Arte Contemporênea (MAC) de Niterói. E a semelhança, de fato, é inegável.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 𝓚 𝓮 𝓵 𝓵 𝔂 ❁𝓖 𝓮 𝓫 𝓮 𝓻 (@kellygeber)

Símbolo da cidade de Niterói, o MAC é um dos mais importantes do país. Inaugurado em 2 de setembro de 1996, foi projetado por Oscar Niemeyer e proporciona uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara e para as cidades tanto do Rio de Janeiro quanto de Niterói.

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado por Oscar Niemeyer (Foto: DIvulgação/Visit Niterói)

LEIA TAMBÉM: Clínica veterinária é condenada a indenizar tutora por morte de pet em JF

O que é a ‘nuvem disco voador’

Nuvens como a avistada em Niterói, chamadas de lenticulares, não raro são confundidas com objetos voadores não identificados. Elas costumam aguçar a curiosidade de quem as avista, atraindo ufólogos e, via de regra, tendo seu “mistério” prontamente esclarecido por meteorologistas.

O fenômeno é mais comum em regiões próximas a montanhas. Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nuvens em formato de lente são geradas sob ventos fortes, que fluem na mesma direção e altitude.”Quando isso acontece e eles encontram obstáculos, são obrigados a subir e descer, em um movimento de serpentina, causando uma oscilação. É aí que ocorre a formação das nuvens, na crista da oscilação.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.