Tópicos em alta: polícia / campeonato mineiro / bolsonaro

5 lugares para comer bacalhau em Juiz de Fora

Conheça estabelecimentos com pratos que servem um dos carros-chefe da Semana Santa

Por Júlia Pessôa

15/03/2019 às 06h26- Atualizada 15/03/2019 às 07h31

Originalmente para os católicos, o período da Quaresma (entre o carnaval e a Páscoa) pode significar uma época de abstenção de alguma coisa. Alguns se abstêm de doces, álcool, e muitas pessoas abrem mão do consumo de carne vermelha. O hábito é tão costumeiro que se estendeu até para quem não segue a religião, arraigou-se no repertório cultural brasileiro. Na Quaresma e sobretudo na Semana Santa, os peixes costumam, por isso, entrar em alta, e o bacalhau reina como estrela gastronômica do período. Desta vez, nossas dicas são de casas que, tendo o peixe como protagonista do cardápio ou não, oferecem opções de dar água na boca com o ingrediente. (E aí não importa se você “faz Quaresma” ou não, para quem ama bacalhau é sempre bom saber onde encontrar boas opções!). Confira.

Assunta

(Foto: Divulgação)

O Assunta é ótima pedida para grupos grandes e heterogêneos, que ficam bem instalados no salão amplo e belíssimo, e são superbem atendidos pelo cardápio que inclui carnes, massas, pizzas e, sim, frutos do mar e peixes. No tema do nosso roteiro, a casa tem, para abrir os trabalhos, o tradicional bolinho de bacalhau, douradinho e ideal como entrada ou petisco. No cardápio fixo principal, clássicos como o portuguesíssimo bacalhau com natas (servido com batatas e creme de leite fresco gratinado com o queijo superstar Grana Padano) e o saborosíssimo à espanhola (com postas cozidas ao molho de tomate com páprica, batatas, ovo, cebola e pimentões). Outra opção é o arroz de bacalhau, feito com ervilha torta, tomatinho sweet grape, cebola roxa, azeitona portuguesa e ovo mollet. Vale também ficar de olho nas redes sociais do restaurante, pois versões diferentes do pescado também são servidas ocasionalmente como é o caso da clássica brandade de bacalhau.

facebook.com/assuntaoficial
Ladeira Alexandre Leonel 201/ 301, São Mateus
3236-5471

Bar do Português

(Foto: Divulgação)

Especializado em iguarias portuguesas, o bar não podia ficar de fora. O bacalhau assado na brasa, servido com batatas noisette com azeitonas pretas e bastante azeite e alho, é marca registrada da casa, preparado nas churrasqueiras da casa. Há outros preparos tradicionais, como o Gomes de Sá, o bacalhau ao forno e a bacalhoada. Os bolinhos de bacalhau do bar são superdouradinhos, crocantes e temperados. É uma casa portuguesa, com certeza!

facebook.com/bar.restaurante.do.portugues
Rua Nossa Senhora do Líbano 475 Grajaú
3084-3715

Churrasqueira

(Foto: Divulgação)

Muitos se surpreendem ao saber que a Churrasqueira tem um cardápio bem diversificado de peixes, e o bacalhau não fica de fora. Acompanhado pelos vários chopes da casa, o premiado Antuérpia, já dá para pedir o clássico bolinho de bacalhau como tira-gosto ou, se for o caso de uma entradinha mais sofisticada, a brandade da casa é toda especial, feita com pesto de azeitona preta e banhada de azeite trufado. O bacalhau na brasa é superdiferenciado pela forma de preparo, e o sabor do autêntico bacalhau norueguês é realçado por batatas, cebola, brócolis, azeitona, ovo cozido e servido com arroz branco soltinho. Outra opção, tradicionalzona, é o bacalhau com natas, com creme gratinado e arroz de amêndoas. Ainda na linha das influências gastronômicas lusitanas, a casa tem seu Gomes de Sá. Consulte as opções do pescado no menu de cada uma das duas sedes de Juiz de Fora, que podem variar .

O conteúdo continua após o anúncio

facebook.com/churrasqueirarestaurante
Rua Dom Viçoso 11, Alto dos Passos
3218-0707

Rua Padre Café 73, São Mateus
3232-2113

Le Portuga

(Foto: Divulgação)

Como o Bar do Português, o Le Portuga tem um cardápio em que o bacalhau é a estrela absoluta, apesar de haver diversas outras opções que não o pescado. Logo de cara, nas entradinhas e finger foods, tem o pastel aberto de bacalhau, em que o peixe é servido em cestinhas, todo diferentão. A casa não poderia deixar de ter a punheta de bacalhau, os bolinhos e as brandades, icônicas iguarias preparadas com o ingrediente. Entre os pratos principais, o peixe aparece em diversas versões, das clássicas às autorais. A gente também tem o pezinho no menu, com o bacalhau “Tribuna põe a mesa”, que é servido com cebola roxa, tomatinhos, azeitona preta, bastante azeite, batatas ao forno e um toque especialíssimo: cebola caramelizada no vinho tinto. Entre os autorais, há outras opções como o tropical, que leva bacon, limão siciliano, brotos e outros ingredientes; e também as lascas preparadas com linguiça calabresa, limão, laranja e especiarias. Os tradicionais à Lagareiro, à moda portuguesa, à Transmontana também marcam presença, entre outros. Também vale consultar outros pratos que levam o peixe e aparecem sazonalmente no cardápio, como a lasanha e o risoto de bacalhau.

facebook.com/leportugajf

Rua Maceió 429, Parque Jardim da Serra
98852-0585

Patanisca

(Foto: Divulgação)

No Patanisca, o bacalhau aparece preparado como uma iguaria que empresta o nome do bar, uma receita consagrada no Rio, no Pavão Azul, tradicional boteco que pertence à mesma família do estabelecimento juiz-forano. Para quem não conhece, pataniscas são pedaços de bacalhau desfiados fritos em polme de farinha de trigo, temperados com sal, pimenta e salsa, bem douradinhos e saborosos, ideais para tira-gosto com um chopinho gelado.

facebook.com/pataniscaa
Avenida Olegário Maciel 1318, Paineiras
3321-9143

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia