Encontrou um cachorro perdido? Veja o que fazer

Fatores como curiosidade, medo de fogos de artifício ou trovões podem contribuir para a fuga


Por Redação EdiCase

20/01/2024 às 09h00

ESPECIAL PET Pexels 1
Ao avistar um cachorro perdido, evite movimentos bruscos e se aproxime devagar (Foto: Pexels)

Cachorros podem se perder nas ruas por várias razões. Fatores como curiosidade, medo de fogos de artifício ou trovões, ou mesmo a falta de barreiras físicas em casa podem contribuir para a fuga. Independentemente da causa, é crucial que as pessoas que encontrem cães perdidos ofereçam ajuda imediata

Estes animais muitas vezes estão assustados, desorientados e em perigo ao se depararem com ambientes desconhecidos. A ajuda não apenas proporciona segurança ao cachorro, mas também aumenta significativamente as chances de reunir o bichinho com seu tutor novamente.

Além disso, ao oferecer assistência, estamos demonstrando empatia e promovendo uma comunidade solidária, em que o cuidado com os animais é uma responsabilidade compartilhada. Por isso, a seguir, confira algumas dicas do que fazer ao encontrar um cachorro perdido.

Aproxime-se com calma

Ao avistar um cachorro perdido, evite movimentos bruscos e se aproxime devagar, falando em um tom suave para não o assustar. Agache-se para ficar mais próximo do nível dele. Além disso, certifique-se de que o ambiente ao redor esteja seguro para o animal. Evite estradas movimentadas e locais perigosos.

Observe o comportamento

Avalie o comportamento do cachorro. Ele parece assustado, agressivo ou amigável? Isso pode influenciar a abordagem adequada. Se ele estiver assustado ou agitado, mantenha uma distância segura para não causar mais estresse.

Identificação visual

Procure por coleira, plaquinha de identificação ou qualquer informação que possa ajudar a entrar em contato com o tutor.

Ofereça água e comida

Se o cachorro parecer cansado ou faminto, ofereça água e um pouco de comida para ajudar a mantê-lo confortável enquanto espera por ajuda.

ESPECIAL PET FREEPIK
Coleira e plaquinha de identificação podem ajudar a entrar em contato com o tutor (Foto: Freepik)

Use as redes sociais

Tire uma foto do cachorro e compartilhe nas redes sociais locais, grupos de bairro e páginas dedicadas a animais perdidos. Essa ação pode acelerar o processo de encontrar o tutor.

Procure por sinais de ferimentos

Examine o cachorro em busca de ferimentos visíveis. Se ele estiver machucado, leve-o imediatamente a um veterinário para avaliação e tratamento.

Deixe informações de contato

Se possível, deixe seus dados de contato com pessoas locais, como moradores, comerciantes ou funcionários de estabelecimentos próximos, para poderem repassar as informações ao tutor, caso apareça.

Verifique microchip

Se possível, leve o cachorro a uma clínica veterinária para verificar se ele possui um microchip de identificação. Isso pode revelar informações sobre o tutor.

Ofereça lar temporário

Se não for possível localizar imediatamente o tutor ou abrigo apropriado, considere a possibilidade de oferecer um lar temporário para o cachorro perdido. Crie um espaço seguro, forneça comida, água e um lugar confortável para descanso. Isso não apenas garante o bem-estar do animal, mas também evita que ele fique exposto a perigos enquanto aguarda a resolução da situação

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.