Festas de fim de ano mais sustentáveis? Confira dicas para evitar desperdícios e reciclar
Aumento do consumo nesta época do ano gera impactos ambientais e financeiros, mas algumas ações individuais podem contribuir para comemorar as festas de forma mais consciente
As tão aguardadas celebrações de fim de ano são marcadas pelos encontros com a família e amigos regados a boa comida, bebidas, decorações típicas e presentes. Essas tradicionais festas também estão ligadas a ideia de fartura. É comum ver, por exemplo, mesas de ceias com abundância de pratos, árvores de Natal cercadas por presentes e muito espumante na virada de ano. Todo esse aumento do consumo gera significativos impactos ambientais e financeiros. Mas é possível comemorar essas datas especiais de forma mais consciente e sustentável. Por isso, a Tribuna reuniu dicas do que fazer para evitar desperdícios e reciclar durante o Natal e o Ano-Novo.
Segundo o site das Nações Unidas no Brasil, os lixões costumam receber até 25% mais descarte durante essa época do ano, e uma das principais fontes de lixo são os papéis de presente. No ano passado, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) listou algumas ações individuais que podem ser feitas para tornar as festas de fim de ano mais sustentáveis, reduzindo o desperdício de alimentos e o uso excessivo de plástico e energia. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o consumo nacional de eletricidade em dezembro de 2021 foi o maior para o mês em toda a série histórica, iniciada em 2004. O consumo avançou 2% em comparação com dezembro de 2020, muito por conta do período de calor e das festas de fim de ano.
“É possível ter festas divertidas e memoráveis, comprando e gastando menos nesta época, ao adotar algumas mudanças nos nossos hábitos de consumo”, diz Garrette Clark, especialista em estilo de vida sustentável ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Confira algumas dicas do PNUD
– Substituir itens descartáveis, que serão usados apenas uma única vez e irão gerar mais resíduos, como sacolas, talheres e copos plásticos por materiais mais duráveis;
– Se for usar luzes de Natal, como pisca-pisca, opte por luzes de LED, que consomem menos energia. Evite deixar as luzes ligadas por longos períodos;
– Não desperdice as embalagens de presente, reaproveite ou improvise com lenços, bolsas ou caixas que poderão ser usadas mais de uma vez;
– Se possível, não compre nada novo, escolha adquirir de brechós ou lojas de segunda mão itens, como livros, roupas e móveis antigos. Invista em um presente de experiência ao invés de bem material ou produza o próprio presente;
– Considere doar refeições e excessos de alimentos;
– Recicle os resíduos produzidos durante as festas e procure um ecoponto para fazer o descarte correto ou espere a coleta de recicláveis no seu Bairro.
LEIA MAIS entenda como funciona a coleta seletiva em Juiz de Fora
Reaproveitamento de alimentos
A nutricionista Raquel Reis, especialista em nutrição vegetariana e vegana, orienta os consumidores a planejarem uma lista antes de ir às compras, levando em consideração quais refeições serão feitas ao longo dos dias e para quantas pessoas, evitando comprar produtos desnecessários. “Outra dica é tentar incluir o alimento como um todo. Aproveite partes que normalmente não usamos dos alimentos, como exemplo: fazer um bolo de banana e usar a casca; usar a casca do abacaxi para fazer chá com canela, que fica uma delícia; picar o talo dos vegetais (como as folhas da beterraba e cenoura) igual uma cebolinha e complementar a farofa”, ensina Raquel.
Mesmo tendo noção do número de convidados, é comum sobrar comida da ceia. Por isso, a nutricionista incentiva fazer uma nova receita com o que sobrou, como, por exemplo, misturar o arroz com legumes e temperar com o resto de carne. A especialista explica que a casca de muitos legumes é rica em fibras e vitaminas, o que deixa ainda mais atrativo o reaproveitamento, contribuindo para a saúde e o meio ambiente. Em relação à redução do uso de água, Raquel indica utilizar a água do cozimento de um alimento, como da cenoura, para fazer outro, como o arroz.
“Vale lembrar que é importante armazenar de forma correta, principalmente com esse calor. Os alimentos cozidos que foram servidos durante a comemoração devem ser conservados na geladeira tanto antes quanto depois da ceia. E, por último, se ainda sobrou algum alimento é possível congelar as sobras e, numa próxima refeição, usar novamente”, finaliza Raquel, que deixa como sugestão de alimentação saudável e sustentável uma receita de bolo de casca de banana. Confira:
Bolo de Casca de Banana
Ingredientes :
2 xícaras de casca de banana
4 ovos
3 xícaras de farinha de aveia
2 xícaras de açúcar demerara ou 200 gramas de xilitol
2 colheres de manteiga
Canela a gosto
2 colheres rasas de fermento
Modo de preparo:
Bata as cascas de banana no liquidificador com uma xícara de água e reserve. Na batedeira, coloque as gemas, o açúcar, a manteiga e as bananas. Depois misture a aveia, a casca da banana, a canela e o fermento; misture bem e por último acrescente as claras em neve. Leve ao forno médio aproximadamente por 40 minutos.