Contra todas as expectativas para quem vive no Brasil de 2021, o pulso, como garantiram há anos os Titãs, ainda pulsa. Apesar da longa lista de mazelas das quais então já se adoecia quando a canção foi escrita, duvido muito que o octeto previa o atoleiro em que estaríamos hoje enfiados. Minto: talvez a profecia corretíssima fosse um alerta: “Bichos escrotos, saiam dos esgotos”. Saíram.
Mas o pulso, de fato, ainda pulsa. Para além de baboseiras de autoajuda sobre resiliência circulando em artes fofas do Instagram, tenho pensado muito sobre a insistência dos corpos. A despeito de todos os descuidos, loucuras, fraquezas, paranoias, ataques, estupros, inconsequências, exclusões, misérias e tantos infortúnios que nós e nossos algozes – incluindo o Estado – lhes impõem, nossos corpos continuam sendo nosso único passaporte para habitar essa Terra, por mais difícil que seja vez ou outra.
Óbvio, nenhum corpo resiste a tudo. Quase meio milhão de corpos não resistiu à desgraça de sua própria brasilidade. Nenhum corpo é indestrutível. Seja frente a patologias, abalroamentos, padrões irracionais, violações ou o que quer que seja. Nenhum corpo se safa da própria existência, da própria finitude. Nenhum corpo é maior do que o tempo. O corpo ainda é pouco.
Mas se for pra manter o raciocínio com os Titãs, acho que o único contrato que podemos fazer com nossos próprios corpos é o de gratamente caminhar a seu lado, não caindo em conversês bestas sobre como eles devem se parecer, tampouco em papos higienistas de uma ideia errada de saúde ou de doença. É aprender a ouvir atentamente aos sinais que eles nos dão, regidos pela honestidade de uma promessa tão simples que cabe em hit oitentista: “só quero saber do que pode dar certo.”
Mais Lidas
-
Cidade
Pedestre morre após queda de marquise no Centro
-
Esportes
Matemática: veja as chances de título do Campeonato Brasileiro após a 34ª rodada
-
Cidade
Professor e músico: saiba quem era a vítima da tragédia com marquise no Centro
-
Cidade
VÍDEO: Veja momento em que marquise desaba no Centro de Juiz de Fora
-
Cidade
Em dívida, prédio da Universo em Juiz de Fora vai a leilão, mas não recebe lances
-
Cultura
Festival de Comida Gigante acontece neste fim de semana
-
Dicas - Butecos de JF
‘Vamo simbora pra Ubá!’
-
Região
PRF amplia horário de restrição a veículos de carga na subida da Serra de Petrópolis
-
Cesar Romero
Coluna Cesar Romero – 22 e 23 de novembro de 2024
-
Cidade
Polícia Civil instaura inquérito para apurar desabamento de marquise em Juiz de Fora
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.
×