Após passagem pelo Atlético-MG, atacante de Juiz de Fora acerta com time da elite portuguesa
Gustavão, de 18 anos, que tem quatro convocações para a Seleção Brasileira, acertou por três anos com o Santa Clara
O atacante juiz-forano Gustavo Oliveira, o “Gustavão”, de 18 anos, acertou com o time português Santa Clara, que disputa a Primeira Divisão do país europeu, por três anos. Inicialmente, ele irá integrar o plantel do sub-23 do clube. Ele chega ao Velho Continente após quase um ano atuando pelo Atlético-MG. Pelo Galo, o atacante disputou o Campeonato Mineiro e o Campeonato Brasileiro sub-17.
“Estou muito animado com a oportunidade de jogar fora do país, ainda mais em um clube da Primeira Divisão de Portugal. Decidi aceitar a proposta porque é um clube que está investindo pesado no projeto. Conversei bastante com o presidente e estou confiante de que esta será uma excelente oportunidade de desenvolvimento para minha carreira. Eles estão construindo um novo centro de treinamento que será de excelência”, diz Gustavão à Tribuna.
Já neste ano, o atacante vai disputar a Liga Revelação, principal competição portuguesa sub-23. Será sua primeira oportunidade de viver em outro país. “Meu objetivo é ir ganhando espaço, fazer bons números para me tornar titular do time e contribuir com boas performances para o sucesso da equipe. Se Deus quiser será muito bom para mim, espero poder evoluir o máximo possível”, projeta Gustavão.
Perguntado sobre o que a torcida do Santa Clara pode esperar dele, o juiz-forano afirma que profissionalismo é a palavra-chave. “Tenho muita vontade de ganhar. Em campo, sou reconhecido por minha habilidade no um contra um, boa finalização e velocidade”.
História de Gustavão
Em Juiz de Fora, Gustavão atuou pelo Colégio Academia e pelo Sport Club, time em que conquistou diversos títulos, como a Copa Prefeitura e a Liga. Ele foi para o Fluminense aos 12 anos, após se destacar em uma peneira realizada em sua cidade natal. Em Xerém, se tornou um dos principais jogadores das categorias de base do clube, o que lhe rendeu quatro convocações para a Seleção Brasileira sub-15 e sub-17.
No ano passado, o jogador deixou o Fluminense e foi para o Atlético-MG, clube no qual tinha vínculo até 2026, antes da proposta do Santa Clara. Com toda essa trajetória, mesmo com pouca idade, Gustavão já se sente responsável por aconselhar os jovens jogadores juiz-foranos. “No início da carreira, é preciso manter o prazer pelo jogo e não se sobrecarregar com pressões. A evolução acontece de maneira natural com muito trabalho e dedicação diária”, reflete.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva