Mais três idosos morrem por Covid-19 em Juiz de Fora
Boletim epidemiológico apresenta mais 62 diagnósticos da doença na cidade
Com mais três mortes confirmadas pela Secretaria de Saúde de Juiz de Fora na edição desta quinta-feira (23) do boletim epidemiológico, o número total de óbitos em função da doença subiu para 1.972 na cidade. As três vítimas eram idosos.
O primeiro falecimento notificado foi de um senhor de 88 anos, que morreu nesta quinta-feira (23). Ele tinha doença neurológica crônica, hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular encefálico e imunodepressão como comorbidades relatadas. O segundo é de uma idosa de 79 anos, que convivia com quadro de doença cardíaca crônica e morreu na quarta-feira (22). O último caso é o de um homem de 69 anos, cuja morte foi confirmada no dia 16 de março. Ele tinha doenças cardíaca e neurológica e diabetes mellitus.
As comorbidades, além da idade, segundo as autoridades em saúde, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave. Conforme já esclareceu a Secretaria de Saúde, no boletim epidemiológico são divulgadas todas as doenças prévias da vítima, não somente as comorbidades associadas ao agravamento do coronavírus.
Além das mortes, foram informados 62 novos diagnósticos em últimas 24 horas. Assim, são 45.165 atestados positivos desde o início da pandemia. Houve também um acréscimo de 108 notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a Covid-19. No total, Juiz de Fora já contabilizou 104.069 casos suspeitos.
Hospitalizações
Pelo boletim, às 19h19 desta quinta eram 121internações de pessoas infectadas pelo coronavírus, sendo que 54 ocupavam Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e 67 eram atendidas em leitos de enfermarias. Pelo SUS, a taxa de ocupação nas UTIs Covid era de 29,29%, e nas enfermarias, também para casos Covid, 23,98%.
Já na rede privada, 62,61% dos equipamentos de UTI estavam ocupados. Neste caso, no entanto, há um somatório tanto de casos relacionados ao coronavírus quanto das demais enfermidades. O percentual de internações nas enfermarias não é informado no boletim
Em números gerais, somando rede pública em privada, 60,43% das UTIs da cidade eram utilizadas no horário.
Tópicos: coronavírus