Uma música famosa do grupo Saia Rodada cantava: “Vamos embora pra um bar beber, cair, levantar!” Quando eu ouvia, sempre entendia, “vamos embora pra Ubá”, rs! Talvez lembranças da festejada micareta Sanatório Geral, que marcou época naquela cidade, e fazia muita gente ir para lá festejar e, literalmente, beber, cair e levantar. Bem, não temos mais a festa, mas posso recomendar um bom boteco que faz valer a visita àquela cidade, a fim de entornarmos umas cervejas para aplacar o calor característico de lá e a saudade dos festejos.
O Bar do Moreira existe desde 1962, acumulando assim sessenta e dois anos de experiência e muitas porções boas e cervejas servidas, isso que eu chamo de utilidade pública. Mudou de endereço em 2019, deixando a antiga esquina, charmosa e ainda relembrada com carinho pelos clientes, com destino a uma nova loja, moderna, ampla e confortável, mas sem deixar de oferecer a sua marca registrada: comida boa, em forma de petiscos, porções e um almoço pra lá de convidativo.
Eis que, aproveitando o feriado do meio da semana, me dispus a pegar a estrada com destino a Ubá e tive o privilégio de ser recebido no bar e aproveitar o excelente almoço.
Inclusive, ele é um dos mais pedidos por delivery naquela cidade: comida tipicamente mineira, com tempero caseiro e muito generosa na quantidade, além de um precinho ótimo! Na última quarta-feira, o cardápio contava com a famosa costelinha de porco, uma delícia, acompanhada de arroz, feijão (inteiro ou batido), angu, couve ou almeirão refogados, farofa rica, saladinha, batatas fritas, ovo frito ou omelete e ainda havia um macarrão ao molho de tomate que tive que abdicar, porque sabia que não daria conta de tudo. Além da costelinha, pode-se optar por uma suculenta carne cozida, coxa e contra coxa fritas e um pernil de panela, “douradinho por fora e suculento por dentro”, como me garantiu a atendente. Que desfile de coisa boa!
À noite por lá as porções ganham espaço, com destaque para o torresmo, chouriço, pezinho de porco e outras partes suínas também muito requisitadas, jiló frito e muito mais, sendo possível pedir um angu cortadinho pra acompanhar – eu recomendo!
Ubá e logo ali, facinho de chegar e ótimo pra se visitar, e se não tem o Sanatório, temos o carnaval, a Festa do Horto, Torneio Leiteiro, shows, a famosa Mostra de Móveis que movimenta a cidade, e muito mais, pra “justificar” a viagem e pra gente poder aproveitar o Bar do Moreira juntos!
Vamos simbora pra Ubá?