PRF amplia horário de restrição a veículos de carga na subida da Serra de Petrópolis

Portaria entrou em vigor nesta sexta; trecho tem restrições no sentido a Juiz de Fora


Por Bernardo Marchiori

22/11/2024 às 12h47- Atualizada 22/11/2024 às 12h49

A partir desta sexta-feira (22), o horário da restrição ao tráfego de veículos de carga pela subida da Serra de Petrópolis será ampliado. De acordo com portaria da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio de Janeiro, que entrou em vigor nesta data, caminhões e carretas com três ou mais eixos não poderão trafegar entre os quilômetros 102 e 81, no sentido a Juiz de Fora, às sextas e nas vésperas de feriados no período entre 14h e 22h. Antes, a restrição iniciava às 16h. Aos sábados, a nova norma manteve o horário anterior: das 8h às 14h.

A restrição, como destaca a PRF, não se aplica aos seguintes veículos:

  • destinados a socorro de incêndio e salvamento;
  • de socorro e emergência;
  • de polícia, fiscalização e operação de trânsito;
  • de prestadores de serviços públicos, quando em atendimento;
  • tipo motoneta, motocicleta, triciclo e quadriciclo, ainda que com “sidecar” ou reboques acoplados;
  • tipo automóvel, caminhonete e camioneta com reboque ou semirreboque acoplados;
  • em transporte de animais vivos.

O descumprimento do disposto na portaria sujeitará o infrator à penalidade de multa, segundo a PRF, que fiscaliza o atendimento à restrição.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.