Eu não nasci de óculos
Já parou pra pensar qual foi o critério que adotou para escolher seu último par de óculos? Seja de grau ou solar, a escolha dos óculos nem sempre é uma tarefa fácil. Os óculos podem revelar muita expressividade na construção da imagem pessoal, e podem virar a sua marca registrada, como os são os óculos redondos do ícone de estilo mundial, a norte-americana Iris Apfel, que não passa despercebida com seus acessórios poderosos, óculos gigantes e roupas coloridas.
Os óculos são acessórios importantes na composição do look, permitem que você expresse sua personalidade e marque seu estilo. A liberdade da moda se aplica também à escolha dos óculos, porém, alguns direcionamentos básicos, baseados em estudos, podem facilitar a compra do modelo de óculos ideal. Um profissional de consultoria de imagem, com especialização em visagismo, pode ser uma excelente opção para auxiliar na escolha do modelo ideal, haja vista que ele realiza uma análise cuidadosa, customizada e exclusiva do cliente.
Pra você já ficar mais atento na hora de escolher seus óculos, fica de olho nessas dicas: escolha a armação de óculos com base no seu estilo, isso é o mais importante!; o formato dos óculos deve se adequar à forma do rosto, a regra de ouro: os óculos devem contrastar com o formato do rosto, ao invés de imitá-lo, a armação de óculos ideal trará equilíbrio à sua face.
Cada formato de rosto pede um formato de óculos
Philip Hallawell, um dos principais estudiosos sobre o visagismo no país, ensina: “os óculos são usados na área do rosto referente às emoções e influenciam como a pessoa é vista emocionalmente e, também, têm grande influência no estado emocional dela. Então pense no que você quer expressar e como deseja se sentir quando estiver usando óculos de leitura ou óculos de sol. Provavelmente verá que precisará de mais de um tipo.” Segundo o especialista, existem nove formatos de rostos: redondo, quadrado, triângulo invertido, coração, diamante, triângulo, oval e longo (ou retangular).
– Redondo: a largura do rosto é igual à altura. O queixo é mais curto e as bochechas são marcantes. Opte por armações quadradas ou retangulares. As linhas retas destes modelos ajudam a afinar o rosto, por isso, procure formatos mais geométricos. A armação não deve ser mais larga que o rosto, e a armação redonda repete o contorno da face, ampliando as formas.
– Quadrado: as curvas da mandíbula são bem marcadas, e a linha do queixo mais suave. Os óculos ideais devem ser exatamente da largura da parte mais larga do rosto e chamar atenção para cima. Aposte em armações ovais e redondas que conferem suavidade às linhas faciais. Evite a armação de formato reto e que acentua as linhas do rosto.
– Hexagonal: muito parecido com o rosto quadrado, porém a mandíbula fica localizada na linha da boca. Prefira óculos com hastes e lentes justas na linha das maçãs do rosto, com detalhes ou modelo mais amplo na parte superior sem ultrapassar a linha das sobrancelhas.
– Oval: testa grande e queixo longo. A mandíbula é quase invisível. Esse é o formato de rosto que mais se ajusta a diversos tipos de armação. Combina tanto com óculos retangulares quanto com ovais. Use armações um pouco mais largas que a parte mais larga do rosto, aposte em armações que possuam a mesma largura da face. Evite hastes baixas.
– Longo ou retangular: a linha horizontal é muito menor que a linha vertical. A armação deve equilibrar as partes superior e inferior do rosto. Opte por armações redondas, estreitas e ovais. A armação não deve ser mais estreita que a parte mais larga do rosto e a parte inferior não deve ser muito larga nem muito baixa, que acentua o maxilar.
– Triângulo: a testa é estreita e vai se alargando até chegar à mandíbula bem evidente. A ponta do queixo deixa o formato do rosto mais fino. Os óculos mais indicados são os que têm armação tão grande quanto a parte mais larga do maxilar e que adicionem volume à testa que é mais estreita. A parte inferior não deve ter contornos quadrados ou afiados.
– Triângulo invertido: o queixo é mais pontudo, ao contrário da testa que costuma ser mais larga. As armações devem adicionar largura abaixo da linha dos olhos, nunca acima, compensando o queixo mais estreito. Opte pelos modelos redondos e ovalados. Os óculos com formatos grandes devem ser evitados.
– Coração: possui a testa mais larga e vai estreitando até chegar à mandíbula com queixo pontudo. Opte por armações maiores embaixo ou com detalhes na parte de baixo. Use modelos estreitos, que dão a ilusão de que o maxilar é mais largo. Evite armações com a parte inferior baixa ou grossas em linha reta que cubram as maçãs do rosto.
– Diamante: rosto com as maçãs proeminentes com testa e mandíbula mais estreitas, o queixo é naturalmente pontudo. Os óculos podem ter a parte superior mais larga e detalhada que a parte inferior que fica acima da bochecha. Evite hastes decoradas que chamam a atenção para a linha mais larga do rosto.
Na hora de comprar
Observe-se bastante, de todos os ângulos, inclusive de pé, pois o tamanho da armação deve ser compatível com a sua estatura. Não mude sua expressão facial: a armação deve acompanhar a linha da sobrancelha, os óculos não podem nem anular as sobrancelhas e nem acompanhar o seu contorno, criando a impressão de uma segunda sobrancelha.
O centro da expressão, área que fica entre os olhos, onde nasce o nariz, deve ficar bem solto. A ponte da armação deve ser ajustada corretamente a cada tipo e tamanho de nariz. Se marcar a pele, é sinal que a armação está pequena para você. As hastes devem ficar bem ajustadas e não apertar atrás da orelha. As lentes devem ficar alinhadas com as pupilas no centro, como se fossem um alvo. Para disfarçar as olheiras, a armação deve sobrepor a parte inferior dos olhos. No caso dos óculos solares, o aro inferior não deve apertar as maçãs do rosto, para evitar deixar marcas e impedir a boa oxigenação, assim os óculos não embaçam. A cor do cabelo e do tom de pele podem interferir na harmonia da armação com a sua imagem.
O mais importante na hora de comprar um par de óculos é escolher um que combine com a sua personalidade. Você deve usar os modelos que se adaptam ao seu estilo e não necessariamente aqueles que estiverem mais na moda.
Ficha técnica:
Ilustração: DaniBrito @mercadodasalvacaostudio
Tópicos: blogs e colunas