Moradores do Bairro Vitorino Braga reclamam da coleta de lixo

De acordo com a população, mesmo com a atuação do Demlurb, as ruas permanecem sujas


Por Maria Luiza Guimarães*

10/09/2024 às 13h44- Atualizada 10/09/2024 às 17h51

WhatsApp Image 2024 09 10 at 08.17.12
Foto: Contribuição do leitor

Um leitor, que preferiu não ser identificado, enviou à Tribuna fotos que mostram o descaso na coleta de lixo realizada pelos caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, os caminhões deixam restos de lixo espalhados pelas ruas do bairro Vitorino Braga, na Zona Leste de Juiz de Fora.

Moradores da região relatam que a situação é recorrente e já foi levada à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mas o problema persiste, deixando as vias em condições insalubres.

Em nota, a Prefeitura informou que  situação relatada decorre do acondicionamento inadequado dos resíduos. “O Código de Posturas do Município preconiza que os resíduos devem ser colocados nas calçadas em sacos plásticos resistentes, com capacidade de até 100 litros e preenchidos até 2/3 do volume. Quando não se observa essa atribuição, sacolas rasgadas ou dispostas de forma incorreta acabam dispersando o lixo pelo local, resultando nesse tipo de situação”, diz o texto.

Ainda segundo a PJF, o Demlurb realiza a coleta regular, no porta a porta, para a correta manutenção da limpeza da cidade. “No entanto, é necessária a colaboração da população no acondicionamento adequado dos resíduos.”

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected]

*Estagiária sob a supervisão da editora Júlia Pessôa

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.