Causas cristãs
Quais são nossas causas? Quais delas são prioritárias? Quais são emergenciais? E quais nos parecem impossíveis?
Essa é uma semana daquelas em que somos convidados a refletir sobre quais são as nossas causas!
Causa é uma palavra que carrega dois significados, sendo mais comumente utilizada como par oposto de consequência, quase que transportando para as relações sociais, as leis da física de ação e reação…
Mas, noutro sentido, pensamos naquilo pelo que vale a pena ou há grande necessidade de empenharmos atenção e energia para buscar uma resolução… Quais são nossas causas? Quais delas são prioritárias? Quais são emergenciais? E quais nos parecem impossíveis?
Na segunda, celebramos o dia de Santa Rita, intercessora das causas impossíveis! Santa Rita foi vítima do que hoje chamamos violência doméstica e buscou refúgio na fé e na Igreja. Se, séculos depois, há tantas outras mulheres sofrendo o mesmo, essa luta, que tem a Lei Maria da Penha como marco, permanece sendo uma causa prioritária.
Essa é também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que esse ano tem por tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17). Essa temática significativa foi preparada por um grupo ecumênico de Minnesota (EUA) e reflete profundas disparidades raciais daquele estado. Já na oração preparada pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), temos a prece: “Envolva-nos com tua graça para que tenhamos coragem para vencer as barreiras e a violência do racismo, dos preconceitos e dos pecados que geram divisões.”
Causa tão prioritária e emergencial é a da luta antirracista, que só no espaço dessa semana, tivemos o caso do jogador Vinícius Júnior que foi hostilizado por quase todo um estádio de futebol, tornando-se manchete no mundo todo. Mas, com menos atenção midiática, houve também um chef de cozinha negro sendo destratado ao vivo por uma apresentadora branca na TV. Já na Bahia, estado mais negro do país, o primeiro candidato à diretoria da Faculdade de Medicina, nos seus 215 anos de história, foi alvo de ataques racistas. E, ainda, tivemos a loja do Google oferecendo o jogo ‘Simulador de Escravidão’ para ‘fins de entretenimento’, fato que mereceu ação imediata do Ministério da Igualdade Racial.
A causa do racismo é o preconceito do branco, o racismo portanto é problema do branco, mas são os negros que mais se empenham na luta contra o racismo. Prova disso, também nessa semana, teremos o segundo momento do 20º Feijão de Ogum, quando os movimentos negros refletirão sobre o tema: “Terra: Memória, Ancestralidade e Resistência”.
A lei da física afirma que “para todas as forças de ação, surgem forças de reação com intensidades iguais, mas sentido oposto.” Se fosse assim na sociedade, negros e mulheres estariam em busca de vingança pela brutalidade com que são tratados há séculos… entretanto, buscam apenas respeito, reparação e justiça. Causas aparentemente impossíveis, mas que para nós cristãos devem ser causas prioritárias!