40 bares de Juiz de Fora participam do Comida di Buteco, que começa nesta sexta

Concurso celebra 25 anos nesta edição, e estabelecimentos homenagem a história nos pratos


Por Tribuna

11/04/2025 às 09h00

comida di buteco juiz de fora
(Foto: Divulgação)

Começa nesta sexta-feira (11) e se estende até 4 de maio mais uma edição do Comida di Buteco. O concurso, que acontece em todo o Brasil, reúne em Juiz de Fora 40 bares. Apesar de não ter ingrediente obrigatório, os bares precisam referenciar os 25 anos de realização do evento – e as homenagens podem acontecer de diferentes formas: seja na decoração do estabelecimento ou na apresentação do petisco. Todos os pratos têm o valor fixo de R$ 35.

Ao final do concurso, é eleito o melhor boteco da cidade. E ele é escolhido a partir de voto do público e dos jurados. Quando se pede o petisco participante no estabelecimento, ganha-se uma cédula em que são avaliados, de 1 a 10, o atendimento, a temperatura da bebida, a higiene e, claro, o petisco, sendo que esse último leva 70% do peso da nota e as demais categorias, 10% cada uma. Uma média, ao final, é feita para escolher o preferido, a partir da votaçãod o público e dos jurados – sendo que cada um deles tem peso de 50%.

O vencedor do Comida di Buteco em Juiz de Fora concorre com os eleitos em outras cidades para saber qual é o melhor boteco do Brasil, a ser revelado em julho, em data ainda não divulgada, em São Paulo. Por outro lado, os últimos colocados perdem o direito de concorrer no ano seguinte – assim como acontece em outros concursos.

O Comida di Buteco

Completando 25 anos, o Comida di Buteco recupera a sua trajetória nesta edição especial. O concurso nasceu em 2000 com o intuito de resgatar os autênticos bares, começando por Belo Horizonte. Na primeira edição, dez bares participaram do evento, que teve sua expansão mesmo para outras cidades em 2008, começando por Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador. Foi só em 2011 que começou a ser realizado em Juiz de Fora.

Já consolidado, o intuito agora é transformar vidas por meio da cozinha de raiz: o que se apresenta no aumento da procura pelos bares durante o período de realização e, consequentemente, o aumento do faturamento. Atualmente, o Comida de Buteco conta com 27 circuitos, abrangendo cerca de 50 municípios em todas as regiões do país.

Tópicos: Comida di Buteco

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.