E depois da eleição? Qual é o seu papel?
“Não que as outras pautas não mereçam destaque. No entanto, a corrupção, a transparência na prestação de contas e o cuidado com o meio ambiente devem ser levados em consideração por todos”
Depois de uma intensa campanha em todos os municípios, o dia seguinte às eleições, geralmente, começa com o mesmo assunto no centro das discussões: quem ganhou ou perdeu o pleito. No entanto, agora começa um outro trabalho muito sério.
A partir de janeiro de 2025, começa um novo mandato, e a pessoa a qual você confiou o seu voto vai cumprir com o que prometeu? É hora de fiscalizar o mandato dos eleitos, avaliar e cobrar por uma atuação de acordo com cada cargo.
O prefeito deve gerenciar a cidade, executar ações em prol da melhoria dos munícipes, garantir o bom funcionamento dos serviços públicos, entre outras atividades. O vereador deve criar leis que atendam aos interesses da população, receber as demandas dos cidadãos e fiscalizar o trabalho do prefeito, garantindo o bom uso dos recursos públicos.
E qual é o papel do eleitor durante os quatro anos de mandato de cada candidato eleito? Além de ficar de olho no cumprimento das promessas realizadas durante a campanha, outros aspectos devem ser levados em consideração. O candidato que você elegeu se mostrou comprometido com pautas globais importantes, como o combate à corrupção, a transparência na prestação de contas, a preservação ao meio ambiente? Quais serão as prioridades dos seus investimentos?
Quem conseguiu (ou manteve) uma vaga no poder legislativo ou executivo tem outros desafios, além de cumprir com as promessas que fez durante a campanha. Quem não se comprometeu, em campanha, com as pautas mencionadas, corre o risco de ter um mandato sem destaque, fazendo mais do mesmo e sem contribuir de fato para um futuro melhor.
Não que as outras pautas não mereçam destaque. No entanto, a corrupção, a transparência na prestação de contas e o cuidado com o meio ambiente devem ser levados em consideração por todos, desde os mais jovens até aqueles que nem são mais obrigados a comparecer às urnas.
Se o seu candidato não se elegeu, não deixe de fiscalizar os vereadores e o(a) prefeito(a) do seu município. Utilize os recursos disponíveis para exercer o seu papel de cidadão. Solicite, reclame, sugira. Cobre daqueles que colocaram seus nomes à disposição em prol de um bem maior.
Política não se faz somente 45 dias antes do pleito. Política é feita todos os dias.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.