Ex-funcionária da Caixa é investigada por saques fraudulentos de poupanças

Suspeita teria usado senha de três servidoras e gerado prejuízo de R$ 200 mil


Por Tribuna

18/07/2024 às 12h43

Uma ex-funcionária da Caixa Econômica Federal é investigada por fazer saques fraudulentos em contas da Poupança Social Digital. Em operação que investiga o caso, a Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandado de busca e apreensão em Tocantins, cidade distante cerca de 100 km de Juiz de Fora. A suspeita é que a ex-funcionária tivesse utilizado indevidamente a senha de três servidoras e realizado 235 comandos de saques fraudulentos, gerando um prejuízo de mais de R$ 200 mil.

De acordo com as imagens analisadas pela PF, os saques teriam sido realizados pela própria suspeita, no período de 1º de junho a 31 de agosto de 2023. A mulher era funcionária terceirizada, e as investigações tiveram início após denúncia da Caixa Econômica Federal, segundo a PF. Durante a ação, foram apreendidos um celular, um notebook, um pen drive e documentos com anotações de diversos números de CPF.

Conforme a corporação, a investigada vai responder pelo delito de peculato digital, que pode levar a condenação de até 12 anos de reclusão. As contas da Poupança Social Digital recebem recursos de diferentes programas sociais do Governo Federal, e por isso são alvo de ações delituosas. As apurações prosseguem e buscam identificar outras contas fraudadas, assim como outros possíveis participantes dessa ação criminosa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.