Municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes são atingidos pelo apagão; confira quais
Ao menos 20 cidades da região sofreram com cortes de energia elétrica
O apagão provocado pelo incêndio no reator da Subestação de Bateias, no Paraná, foi registrado nesta terça-feira (14) em ao menos 24 estados e atingiu também a Zona da Mata e o Campo das Vertentes de Minas Gerais. De acordo com a Cemig e com a Energisa – concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia nas cidades da região -, 20 municípios foram afetados pelo problema, sendo:
1- Antônio Carlos (Zona da Mata)
2- Bias Fortes (Zona da Mata)
3- Cataguases (Zona da Mata)
4- Guidoval (Zona da Mata)
5- Manhuaçu (Zona da Mata)
6- Miraí (Zona da Mata)
7- São Geraldo (Zona da Mata)
8- Ubá (Zona da Mata)
9- Visconde do Rio Branco (Zona da Mata)
10- Barbacena (Campo das Vertentes)
11- Bom Sucesso (Campo das Vertentes)
12- Conceição da Barra de Minas (Campo das Vertentes)
13- Ibertioga (Campo das Vertentes)
14- Ibituruna (Campo das Vertentes)
15- Itumirim (Campo das Vertentes)
16- Itutinga (Campo das Vertentes)
17- São João Nepomuceno (Campo das Vertentes)
18- Santa Rita do Ibitipoca (Campo das Vertentes)
19- São João del-Rei (Campo das Vertentes)
20- São Tiago (Campo das Vertentes)
Conforme a Cemig, a falha no abastecimento de energia ocorreu às 0h32 em todas as regiões do estado. A concessionária afirmou que mesmo que a origem do problema tenha origem em outro estado, a falta de energia acontece devido a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O restabelecimento de 99% dos clientes ocorreu até à 01h30, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Às 6h12, todos os clientes afetados pelo evento foram restabelecidos.
O que se sabe sobre o apagão?
De acordo com o ONS, a falha teve início após um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. O fogo levou ao desligamento completo da subestação de 500 kV e à abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que, ainda nesta terça-feira (14), uma equipe de fiscalização se deslocará para realizar inspeção in loco. A agência reguladora informou ainda que averiguará as causas da interrupção e que serão instaurados processos de fiscalização para apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, atribuiu a responsabilidade da estrutura à Eletrobras.
*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva
Tópicos: brasil / zona da mata