Juiz de Fora deve ter semana de tempo quente e seco

Previsão indica que as temperaturas podem chegar a 27 graus nesta segunda-feira, sem expectativa de chuva para os próximos dias 


Por Nayara Zanetti

25/08/2025 às 11h04

Calor não dá trégua em Juiz de Fora: confira previsões do final de semana
(Foto: Leonardo Costa)

O calor do fim de semana deve se prolongar pelos próximos dias em Juiz de Fora. A massa de ar seco que atua sobre a região desde o fim de semana deve manter o tempo estável e sem previsão de chuva para os próximos dias na cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

“Segunda-feira de tempo estável e seco em Minas Gerais. Baixos índices de umidade, inferiores a 30%, são esperados na maioria das regiões mineiras. Apenas na faixa leste, devido ao transporte de umidade de origem oceânica, a umidade deve se manter acima de 30% no horário de maior aquecimento”, informa o boletim do Inmet. 

Nesta segunda-feira (25), os termômetros devem registrar a temperatura mais alta da semana, com a máxima podendo atingir os 27 graus. O dia será de sol com algumas nuvens, mas sem qualquer possibilidade de precipitação. A umidade relativa do ar, no entanto, inspira cuidados, podendo variar entre 30% e 40%, o que pode agravar problemas respiratórios. A mínima registrada hoje pelo Inmet foi de 14,9 graus.

A tendência é que o calor continue ao longo da semana. As previsões indicam que as temperaturas se manterão elevadas, com mínimas amenas durante as madrugadas e máximas que variam entre 25 e 26 graus até a sexta-feira (29). O céu fica nublado a parcialmente nublado. 

Confira a previsão do tempo em Juiz de Fora: 

  • Segunda-feira (25): mín 14,9 graus / máx 27 graus 
  • Terça-feira (26): mín 17 graus / máx 26 graus 
  • Quarta-feira (27): mín 14 graus / máx 26 graus  
  • Sexta-feira (28): mín 16 graus / máx 25 graus 

Tempo seco alerta para cuidados com a saúde 

O tempo seco é uma condição que tem se estendido por Minas Gerais. No domingo (24), o Inmet chegou a emitir um alerta de baixa umidade para 155 municípios do estado, com índices que poderiam chegar a 12%, condição comparada ao clima de deserto. Embora o alerta não se aplique diretamente a Juiz de Fora com a mesma intensidade, a falta de chuvas e a baixa umidade relativa do ar exigem atenção redobrada com a hidratação e a saúde, especialmente de crianças e idosos. 

Especialistas explicam que o fenômeno, conhecido como veranico, é caracterizado por um período de tempo seco e quente durante o outono e o inverno. Juiz de Fora, assim como outras cidades do Sudeste e Centro-Oeste, têm sentido os efeitos desta condição atípica para a estação.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.