Transformador de 594 toneladas passa na BR-040, em Juiz de Fora

Operação acontece em trechos de concessão da EPR Via Mineira e Concer


Por Tribuna

22/08/2025 às 09h43- Atualizada 23/08/2025 às 14h58

transformador br 040 epr via mineira
Carreta de 106 metros, com transformador, impacta trânsito na BR-040 (Foto: EPR Via Mineira)

O tráfego na BR-040, neste sábado (23), foi impactado pela passagem de um transformador de 594 toneladas, que saiu de Betim (MG) com destino a Itaguaí (RJ). A operação especial para o transporte da carga, que ocorre em uma carreta com 106 metros, começou na segunda-feira (18) e a previsão é que termine no início da próxima semana. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Neste sábado, o deslocamento no trecho de Juiz de Fora começou pela manhã e terminou no início da tarde. De acordo com a PRF, a carga trafega rumo a Levy Gasparian, com o transporte sendo feito em etapas.

Na quinta (21), o transformador saiu às 10h do posto da PRF em Congonhas e seguiu até Carandaí, no km 667.

O coordenador de Operações da EPR Via Mineira, Luiz Ricardo Rodrigues, destacou a importância da colaboração dos motoristas. Segundo ele, a operação é complexa e requer atenção à sinalização e às orientações das equipes, para reduzir riscos e preservar vidas.

Rodrigues ressaltou ainda que o trabalho tem transcorrido dentro do previsto, com acompanhamento conjunto da EPR Via Mineira e da PRF durante todo o deslocamento. “É uma operação de grande porte, que só se mantém segura e eficiente graças ao apoio da população e ao respeito às orientações no trânsito”, afirmou.

Os motoristas podem acompanhar as condições de tráfego em tempo real no trecho administrado pela Concer pelo número 0800 282 0040.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.