Juiz de Fora sedia 23ª Exposição Nacional de Orquídeas
Evento reúne admiradores das espécies da flor em programação gratuita no final de semana

Juiz de Fora recebe, neste final de semana, a 23ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas. O evento acontece tem entrada gratuita e ocorre nas dependências da escola Sesi Granbery. Idealizado pelo Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, a programação inclui exposição, premiações e uma palestra sobre o cultivo da flor.
Na sexta-feira (22), as atividades começam às 8h, com o recebimento das plantas.De acordo com a organização, a expectativa é receber, em média, 800 plantas oriundas de colecionadores de diversos estados, como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás. A abertura oficial do evento está prevista para às 19h.
Durante o primeiro dia de exposição, é realizado um julgamento das melhores orquídeas, naturais de diferentes regiões, como as brasileiras, as asiáticas, as colombianas e as mexicanas. Após esse atividade, as plantas serão expostas ao público e, de acordo com um dos coordenadores do evento, Alcino Fraga, os visitantes poderão se deslumbrar com a diversidade de cores, formas, perfumes e tamanhos que as orquídeas possuem.
No sábado (23), o evento acontece das 8h às 20h. Um dos destaques da programação é a realização da palestra sobre o cultivo das orquídeas, às 15h. Já no domingo, o evento é realizado das 8h às 16h. “Cada vendedor traz o seu produto diferenciado e com particularidades de cultivo para atender o público de nossa cidade que é bem peculiar no quesito orquídea”, relata Alcino.
Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora
Com atuação há mais de 25 anos na cidade, o Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora visa difundir as orquídeas através do cultivo, desmistificar a crença de ser uma planta difícil de cuidar e promover intercâmbio com outras entidades e instituições que estudam e apreciam orquídeas e sua preservação, conforme a associação sem fins lucrativos. Os membros defendem que a orquidofilia é uma área de muitos estudos e atualizações, devido à existência de mais de 35 mil espécies e mais de 150 mil híbridos.
*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
23ª Exposição Nacional de Orquídeas de Juiz de Fora
Local: Sesi Granbery (Rua Sampaio, 300 – Bairro Granbery)
- Programação de 22 de agosto (sexta-feira)
8h – Abertura de vendas ao público
8h às 12h – Recebimento das plantas
13h às 17h – Julgamento das plantas
19h – Abertura oficial da exposição e visitação
20h – Encerramento
- Programação de 23 de agosto (sábado)
8h às 20h – Visitação pública e vendas
15h – Palestra sobre cultivo das orquídeas
- Programação de 24 de agosto (domingo)
8h às 16h – Visitação pública e vendas
15h – Entrega de prêmios
16h – Encerramento da exposição e retirada das plantas
17h – Encerramento das vendas