Juiz de Fora sedia 23ª Exposição Nacional de Orquídeas

Evento reúne admiradores das espécies da flor em programação gratuita no final de semana


Por Mafê Braga*

21/08/2025 às 07h00

uploads MARCELO RIBEIRO 24.08.2018 05.08.27 h DSC 3237
Organizadores esperam receber, em média, 800 espécies de orquídeas (Foto: Arquivo TM /Marcelo Ribeiro)

Juiz de Fora recebe, neste final de semana, a 23ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas. O evento acontece tem entrada gratuita e ocorre nas dependências da escola Sesi Granbery. Idealizado pelo Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, a programação  inclui exposição, premiações e uma palestra sobre o cultivo da flor.

Na sexta-feira (22), as atividades começam às 8h, com o recebimento das plantas.De acordo com a organização, a expectativa é receber, em média, 800 plantas oriundas de colecionadores de diversos estados, como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás. A abertura oficial do evento está prevista para às 19h.

Durante o primeiro dia de exposição, é realizado um julgamento das melhores orquídeas, naturais de diferentes regiões, como as brasileiras, as asiáticas, as colombianas e as mexicanas. Após esse atividade, as plantas serão expostas ao público e, de acordo com um dos coordenadores do evento, Alcino Fraga, os visitantes poderão se deslumbrar com a diversidade de cores, formas, perfumes e tamanhos que as orquídeas possuem. 

No sábado (23), o evento acontece das 8h às 20h. Um dos destaques da programação é a realização da palestra sobre o cultivo das orquídeas, às 15h. Já no domingo, o evento é realizado das 8h às 16h. “Cada vendedor traz o seu produto diferenciado e com particularidades de cultivo para atender o público de nossa cidade que é bem peculiar no quesito orquídea”, relata Alcino. 

Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora

Com atuação há mais de 25 anos na cidade, o Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora visa difundir as orquídeas através do cultivo, desmistificar a crença de ser uma planta difícil de cuidar e promover intercâmbio com outras entidades e instituições que estudam e apreciam orquídeas e sua preservação, conforme a associação sem fins lucrativos. Os membros defendem que a orquidofilia é uma área de muitos estudos e atualizações, devido à existência de mais de 35 mil espécies e mais de 150 mil híbridos.

*Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli

Serviço

23ª Exposição Nacional de Orquídeas de Juiz de Fora

Local: Sesi Granbery (Rua Sampaio, 300 – Bairro Granbery)

  • Programação de 22 de agosto (sexta-feira)

8h – Abertura de vendas ao público

8h às 12h – Recebimento das plantas

13h às 17h – Julgamento das plantas

19h – Abertura oficial da exposição e visitação

20h – Encerramento

  • Programação de 23 de agosto (sábado)

8h às 20h – Visitação pública e vendas

15h – Palestra sobre cultivo das orquídeas

  • Programação de 24 de agosto (domingo)

8h às 16h – Visitação pública e vendas

15h – Entrega de prêmios

16h – Encerramento da exposição e retirada das plantas

17h – Encerramento das vendas

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.