Calor e céu claro com névoa seca deve predominar nesta semana em Juiz de Fora

Baixos índices de umidade do ar alertam para cuidados com a saúde; confira a previsão do tempo completa 


Por Nayara Zanetti

09/09/2024 às 12h00- Atualizada 09/09/2024 às 18h40

O calor continua na segunda semana de setembro em Juiz de Fora. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação de uma grande massa de ar seco e quente deixa o tempo estável com predomínio de sol, calor e baixos índices de umidade relativa do ar em todo o estado de Minas Gerais. A temperatura deve variar de 16 a 30 graus na cidade. 

Até segunda, o instituto não tinha emitido nenhum alerta de onda de calor para Juiz de Fora. Também não há previsão de chuva nesta semana e, com isso, a cidade completa hoje 14 dias de estiagem. A seca chama atenção para a possibilidade de novos incêndios. 

Calor e tempo seco

A mínima nesta segunda-feira (9) foi de 16,8, conforme os aparelhos do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, localizados no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A máxima, também de acordo com os mesmos aparelhos, atingiu 30,3 graus.

Na terça-feira (10), o Inmet informou que a temperatura deve variar de 17 a 30 graus. Já na quarta-feira (11), a mínima deve ser de 16 graus e a máxima de 30 graus. A quinta-feira (12) começa com mínima de 16 graus e pode chegar a 28 graus. A semana termina com variação de 17 a 30 graus na sexta-feira (13). 

De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar varia entre 20 e 30% ao longo da semana. Por isso, a população deve ter atenção e tomar cuidados em relação à saúde. Conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas; e consumir água à vontade. 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.